Título: Para presidente da CUT, Conlutas foi criada como `espaço para fazer oposição¿
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2008, Nacional, p. A6
Presidente da CUT, por onde passaram vários dirigentes das novas centrais, Arthur Henrique da Silva Santos diz que ¿a Conlutas faz muita propaganda, mas tem poucos sindicatos filiados¿ e o PSTU a criou como ¿espaço para fazer oposição¿.
Arthur Henrique também vê motivação partidária na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), fundada pelo PC do B e pelo PSB, no ano passado. ¿A decisão partidária de criar a CTB foi a mesma, mas não com a característica de fazer oposição. Com a perda da presidência da Câmara, PC do B e PSB formaram o bloquinho, que se refletiu na decisão de lançar candidatos a prefeito nas principais capitais. Para dar visibilidade, precisariam de uma central sindical¿, diz.
Secretário de Políticas Sindicais da CTB, Joilson Cardoso tem outra explicação: ¿A CTB compreende que a CUT capitulou ao governo e se confundiu com ele. Nossa concepção é de que as centrais têm um papel e os partidos têm outro¿, diz.
Ele é defensor do imposto sindical obrigatório, ao contrário da Conlutas, da Intersindical e da CUT. ¿O imposto tem destino certo. Financia a democracia. Quando o sindicato negocia, ganham todos os trabalhadores, não só os sindicalizados.¿
Presidente da recém-formada União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah garante que receber imposto sindical não foi um dos motivos para criá-la, unindo a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), a Social Democracia Sindical (SDS), braço sindical do PSDB, e parte da Força Sindical. ¿Quando nos formamos, não havia nem idéia de receber dinheiro. A UGT nasceu do sentimento forte de solidariedade, já que o movimento sindical está cada vez mais divisionista¿, conta.
A Intersindical, apesar da predominância do PSOL, não terá atuação partidária, segundo o coordenador Pedro Paulo Vieira Carvalho. ¿Pensamos na construção de uma central que não repita os erros da CTB na concepção sindical de criar mais uma central partidária. Estamos no movimento contrário à partidarização.¿
Links Patrocinados Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas OESP Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.