Título: Agora, Lula procura agir rápido contra desgastes
Autor: Nossa, Leonencio; Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2008, Nacional, p. A4
Escaldado por outras crises, o presidente Lula agiu rápido e, na tentativa de evitar mais desgaste para o governo, pediu a Matilde Ribeiro que entregasse o cargo. A solução que resultou na leitura da carta de demissão foi articulada na quinta-feira, quando o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, conversou com ela.
A velocidade não exibida antes na substituição de auxiliares indica a nova disposição de Lula de apagar incêndios logo no início e impedir que interinos permaneçam por muito tempo em postos de comando.
Lula conversou com Matilde ontem, por 20 minutos. Disse que lamentava a situação, porém a experiência havia lhe ensinado a não prolongar sofrimentos. Matilde admitiu que cometeu ¿um erro administrativo¿, mas garantiu que não agiu por má-fé.
Pediu a ele, ainda, que mantivesse a mesma linha de trabalho de combate ao racismo e à exclusão social. Lula lembrou que criou a secretaria para promover a igualdade racial sob intenso tiroteio de adversários e disse continuar acreditando no projeto, apesar dos percalços.
Depois, abraçou a petista e recorreu à célebre frase usada por ele em despedidas: ¿A vida continua!¿