Título: Brasil deve ajudar países pobres, diz Lula a Fidel
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2008, Nacional, p. A8

Na visita que fez em janeiro ao líder cubano Fidel Castro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o Brasil deve assumir que se transformou em um país privilegiado na América Latina, que agora tem a responsabilidade de ajudar nações mais pobres. A declaração faz parte de uma série de reflexões publicadas por Fidel no Granma, jornal editado pelo Partido Comunista de Cuba.

¿Ele manifestou que o Brasil, um país grande e com recursos, tem que ajudar o Equador, a Bolívia, o Uruguai e o Paraguai¿, diz o artigo, o quarto e último de uma série de textos nos quais Fidel tratou especificamente do encontro que teve com o presidente brasileiro. Durante a conversa, Lula teria comentado que o Brasil ¿tem novas responsabilidades, é o país mais rico de toda a região¿.

O líder cubano contou que boa parte da conversa foi dedicada à discussão sobre a união de forças entre países latino-americanos. Lula comentou, por exemplo, que o comércio do Brasil com países da região é inclusive superior ao intercâmbio hoje registrado entre o País e os Estados Unidos.

O relacionamento com a Venezuela recebeu atenção especial do presidente Lula. ¿Quando falei com ele sobre Venezuela, me disse: `Nós pensamos em cooperar com o presidente Chávez. Fiz um acordo com ele. A cada ano irei duas vezes a Caracas e ele viajará duas vezes ao Brasil para não permitir que haja divergências entre nós e, se houver, que possamos resolvê-las na hora¿, disse Lula, segundo o relato do líder cubano.

Segundo Fidel, Lula também se disse orgulhoso dos acontecimentos que têm marcado a América Latina. ¿Disse que aqui em Havana decidimos criar o Foro de São Paulo e unir toda a esquerda da América Latina, e esta esquerda está chegando ao poder em quase todos os países¿, diz o artigo. Fidel contou ainda que o presidente brasileiro aproveitou para expressar mais uma vez ¿seu respeito e carinho profundo por Cuba e seus dirigentes¿.

EDUCAÇÃO

O relato feito pelo líder cubano também demonstra que Lula fez questão de dar destaque à política de seu governo na área de educação. Em um discurso semelhante ao que costuma proferir em eventos pelo Brasil, Lula disse ao cubano que trabalha para criar 214 escolas técnicas, 13 novas universidades federais e 48 extensões universitárias.

A fala, segundo Fidel, o fez lembrar de um comentário seu, na época em que Lula tomou posse. Em um jantar oferecido à comitiva cubana, Fidel diz ter afirmado que os filhos da maioria dos eleitores do presidente brasileiro não poderiam conquistar um posto de executivo em uma grande estatal, em função do alto custo do ensino superior no Brasil.

Lula, segundo Fidel, disse que políticas de seu governo permitiram dar acesso a 460 mil jovens da periferia ao ensino superior. ¿A direita me acusava de baixar o nível do ensino; dois anos depois, foram avaliados 14 cursos: os melhores alunos foram os pobres da periferia¿, disse Lula ao cubano.

CONVITE

Ao encerrar o artigo, Fidel se disse satisfeito com o resultado do encontro e contou que Lula o convidou a visitar o Brasil. ¿Ele me disse: `Está convidado para ir ao Brasil este ano¿. Obrigado, respondi, pelo menos com o pensamento estarei lá¿, disse Fidel, ao destacar que Lula garantiu que levaria notícias positivas sobre seu estado de saúde.

¿Por último, ele me disse: `Contarei aos companheiros e amigos que você tem no Brasil que está muito bem¿, continuou Fidel. ¿Valeu realmente a pena o encontro.¿ Assim que retornou de Cuba, Lula cumpriu a promessa. Disse que Fidel estava com a saúde ¿impecável¿, pronto para retomar seu papel político.