Título: Último chefe de cartel colombiano é morto
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2008, Internacional, p. A13
Um dos narcotraficantes mais importantes da Colômbia foi assassinado na Venezuela num ajuste de contas, de acordo com o coronel Néstor Luis Reverol, Diretor da Oficina Nacional Antidrogas venezuelana. Wilber Varela, conhecido como ¿Sabão¿, era o último dos grandes chefões do cartel de Norte do Valle. Os EUA ofereciam uma recompensa de US$ 5 milhões pela sua captura.
¿Os exames das impressões digitais no laboratório central da Guarda Nacional Bolivariana revelaram que se trata de Varela. Há mais de 32 pontos coincidentes entre essas impressões (e as registradas pelo governo colombiano)¿, disse Reverol. Uma fonte da polícia colombiana também disse ao jornal El Universal, de Caracas, ter certeza de que o corpo era do traficante. A cautela se deve ao fato de Varela ter tentado simular a própria morte no ano passado, segundo autoridades venezuelanas, assassinando um sósia e alterando suas impressões digitais.
Sabão foi morto a tiros em um complexo turístico em Mérida junto com um homem de confiança. Nos últimos meses ele vinha tentando ampliar seu controle sobre o negócio da droga na Colômbia aproveitando que o Exército capturou em setembro outro chefão do cartel, Diego León Montoya, o ¿Don Diego¿. Seu exército pessoal - conhecido como os ¿Rastrojos¿ - foi responsável pela morte de centenas de colombianos.