Título: Concentraçãode mercado preocupa americanos
Autor: Lacerda, Ana Paula; Teixeira, Michelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2008, Economia, p. B4

A proposta da Microsoft pelo Yahoo deu origem a preocupações sobre o impacto de uma possível aquisição na concorrência da internet americana. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que está interessado em analisar as questões antitruste. O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados disse que vai convocar uma audiência para 8 de fevereiro para considerar os efeitos sobre a competitividade.

¿A oferta da Microsoft para adquirir o Yahoo certamente é uma das maiores fusões no setor de tecnologia que já vimos e apresenta importantes questões com relação ao cenário de competitividade na internet', disseram o deputado democrata John Conyers e o deputado republicano Lamar Smith, em um comunicado conjunto.

A nota diz que a audiência ouvirá especialistas que ¿vão analisar se essa proposta de consolidação vai favorecer ou enfraquecer os princípios fundamentais de uma internet competitiva¿. As autoridades da União Européia não se manifestaram ainda sobre o tema.

O Yahoo é o site mais popular do mundo, segundo o Alexa, empresa de informações sobre a internet. Depois dele, vêm o Google e o YouTube, que pertence ao Google. Em quarto, está o Windows Live e o MSN, da Microsoft. No Brasil, o Orkut, do Google, está em primeiro, seguido do Google Brasil e do Windows Live. O Yahoo só aparece em oitavo lugar. O serviço mais popular da Microsoft na internet é o MSN Messenger, que tinha 30,5 milhões de usuários no Brasil no ano passado.

A fatia que mais cresce na publicidade da internet são os links publicitários, pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado dos resultados de busca e de páginas de conteúdo. Por causa disso, a posição dos buscadores de cada companhia é estratégica. No Brasil, segundo o Ibope NetRatings, o Google tem 75% de audiência no mercado de buscas. Ou seja, 75% dos internautas brasileiros visitaram o Google em dezembro de 2007. Em segundo lugar, praticamente empatados, estão a Microsoft e o UOL, com cerca de 24%. O Yahoo tem somente 12%. As somas dos porcentuais são maiores que 100% porque um usuário de internet pode visitar mais de um buscador no mês.

O Yahoo é menor no Brasil do que em outros mercados. Nos Estados Unidos, o Google tem 58% de audiência dos usuários residenciais, o Yahoo 30% e a Microsoft, 20%. Teoricamente, haveria um impacto importante de concentração de mercado. Na prática, mesmo se a proposta for aceita, pode haver surpresas. ¿É preciso esperar um pouco para saber qual seria o resultado dessa aquisição¿, disse Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência. ¿É só se lembrar do que houve no caso AOL Time Warner.¿ O resultado ficou longe do esperado na época da fusão.

Existem várias áreas onde a Microsoft e o Yahoo têm soluções rivais. Um exemplo é o correio eletrônico. O Hotmail, da Microsoft, é menos popular que o Yahoo Mail, que tem quase metade do mercado mundial. O Flickr, serviço de fotos do Yahoo, também é mais popular que o da Microsoft. Um dos motivos da proposta foi o sucesso desses serviços, o que deve garantir a sua sobrevivência numa eventual fusão.