Título: Valor da aquisição seria o maior desde o estouro da bolha da internet
Autor: Lacerda, Ana Paula; Teixeira, Michelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2008, Economia, p. B4

Oferta apresentada ontem pelo Yahoo também é a mais alta no histórico de aquisições feitas pela Microsoft

A oferta não solicitada de US$ 44,6 bilhões da Microsoft pelo Yahoo é a maior já feita por uma empresa de internet desde o estouro da bolha pontocom em 2000. É também a maior oferta já feita pela Microsoft para a aquisição de outra empresa. O recorde anterior é recente: no ano passado, a empresa fundada por Bill Gates ofereceu US$ 6 bilhões pela aQuantive, empresa de publicidade online - mais um passo na direção de seu maior rival, o Google.

O valor atual de mercado da Microsoft é de US$ 283,4 bilhões, enquanto o do Yahoo fechou ontem (após uma alta de 47,81% das ações) em US$ 37,89 bilhões. Juntas, as duas teriam mais força para competir - tanto em serviço de buscas como em publicidade online - contra o Google, hoje avaliado em US$ 161,39 bilhões. Embora expressiva, a oferta da Microsoft pelo Yahoo fica longe do maior negócio da história da internet.

Em 2000, a America Online (AOL), então maior provedor de acesso do mundo, comprou a Time Warner por US$ 166 bilhões em ações. A nova empresa, AOL Time Warner, tinha valor de mercado de US$ 350 bilhões.

Três meses depois, a bolha da internet estourou e as ações da empresa caíram 75%. O ¿AOL¿ foi tirado do nome e transformado em um departamento. Em 2005, tinha 20 milhões de assinantes de acesso discado (e o número decrescia cada vez mais), e a Time Warner pretendia vendê-la.

A oferta de ontem da Microsoft também é um sinal de uma possível volta da onda de fusões e aquisições, no momento em que muitas empresas americanas lutam contra a desaceleração da economia e a queda nos preços das ações. A oferta foi feita após as ações do Yahoo terem caído 18% em 2008.

Poucos negócios ultrapassaram a casa dos bilhões nos últimos sete anos. Além da oferta da Microsoft pela aQuantive, também em 2007 o Google adquiriu a DoubleClick por US$ 3,1 bilhões. Em 2006, havia comprado o Youtube por US$ 1,65 bilhão. Em 2005, houve a compra do Skype pelo E-bay por US$ 4,3 bilhões.

BRASIL

A oferta de ontem vai fortalecer o movimento global de consolidação e exigirá das empresas de menor porte mais flexibilidade, melhor conteúdo e atenção a mercados de nicho. Essa é a avaliação do consultor do núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria, Olavo Henrique Furtado.

Para Furtado, uma eventual união entre Microsoft e Yahoo abre caminho para a consolidação de empresas globais, que vêem no ganho de escala e na oferta diversificada de serviços meios de enfrentar a concorrência e acompanhar rápidas transformações. ¿Quando você fala em mercado global, fala em necessidade de escala sem precedentes¿, afirma.

Segundo o professor, a força dessas companhias não impede que se tenha empresas de porte médio com características mais nacionais. Mas, para não sucumbirem em um mercado de gigantes, os sites nacionais e de menor porte terão de oferecer ¿mais flexibilidade ao cliente e procurar nichos onde eventualmente o líder não atua.¿

Aquisições também devem integrar a estratégia das firmas brasileiras. ¿Ou elas compram empresas menores ou vão ser compradas.¿ Ele citou o UOL, que recentemente comprou a Plug In, especializada em hospedagem de sites e servidores, que usa a oferta de conteúdo como um diferencial. ¿O UOL está fazendo em menor escala o que as duas gigantes fazem globalmente.¿