Título: Para senadora, medida favorece exportadores
Autor: Vialli, Andrea ; Conceição, Ana
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2008, Economia, p. B3

O clima esquentou ontem durante a audiência para discutir o embargo da União Européia (UE) à carne brasileira. Indignada com a exigência do bloco de que apenas 300 fazendas possam exportar para o mercado europeu, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) criticou o ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, que preside a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e não participou da reunião.

¿Queria saber se a Abiec está triste ou feliz com essa lista de Schindler', disse, em alusão ao filme que conta como Oskar Schindler salvou judeus da morte no holocausto. Segundo ela, o embargo favorece os exportadores ao reduzir o preço da carne no País. Assim, disse, frigoríficos podem pagar menos ao produtor e vender para outros países.

A representante da Abiec em Brasília, Leslie Cohen, disse que a queda de preços é uma reação de mercado e não é questão ¿relevante¿ para as discussões, o que provocou a ira dos ruralistas. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, engrossou as críticas. ¿Concordo com a senadora porque ela diz muitas coisas que não posso dizer.¿

Links Patrocinados