Título: Varejo vende mais que o esperado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2008, Economia, p. B12

As vendas no varejo subiram 0,3% nos Estados Unidos em janeiro, informou ontem o Departamento de Comércio. O número surpreendeu analistas, que esperavam uma queda de 0,4%, e foi uma das principais justificativas para o dia positivo no mercado acionário global.

Excluindo os automóveis, as vendas no varejo avançaram 0,3% no mês passado; a previsão era alta de 0,2%. A queda de 0,4% nas vendas do varejo em dezembro foi mantida.

No conceito 12 meses, as vendas no varejo americano cresceram 4,6%. Nos detalhes, a venda de veículos automotores subiu 0,6%, enquanto as vendas de material de construção recuaram 1,7%, em reflexo à deterioração do setor de imóveis residenciais no país.

¿A elevação das vendas no varejo em janeiro encoraja, embora haja indicações de crescimento mais lento do emprego e piora da confiança¿, comentou o economista Paul Ferley, do RBC Capital Markets. O analista estima que os gastos de consumo devem ter continuado a avançar no primeiro trimestre de 2008, ainda que mais lentamente do que no trimestre anterior.

Links Patrocinados