Título: Turismo festeja verão dos cruzeiros
Autor: Dantas, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2008, Economia, p. B17

Venda de roteiros marítimos vai fechar a última temporada com crescimento de 35% ante o ano passado

Vera Dantas

Fazer um cruzeiro marítimo, sonho caro e inacessível para boa parte da classe média até 10 anos atrás, deixou de ser programa de rico. Os pacotes com preços beneficiados pelo câmbio, vendidos a crédito, e as promoções oferecidas pelas companhias, têm popularizado esse tipo de viagem. Tanto é que, na última temporada de verão, as vendas de roteiros marítimos vão fechar com um crescimento de 35% em relação a igual período do ano passado.

É uma expansão maior que a alcançada pelas vendas de pacotes tradicionais para viajar pelo Brasil e exterior, que tiveram crescimento médio de 25% na comparação com o verão anterior, segundo os números divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Além do custo menor, a imagem de glamour associada às viagens de navio, as dezenas de diversões oferecidas no passeio e a curiosidade têm levado um número expressivo de brasileiros a bordo. ¿Os percursos ficaram menores, por isso os preços caíram, e a concorrência também aumentou¿, diz o presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), Eduardo Nascimento. Para as empresas que operam no verão do litoral brasileiro - CVC, Costa, MSC e Sun & Sea - os ventos são mais que favoráveis.

Hoje, minicruzeiros de três dias e roteiros de uma semana viraram sucesso. Segundo a previsão para a temporada 2007/2008, que vai do fim do ano até abril, cerca de 445 mil passageiros devem embarcar em 15 navios de cruzeiros na costa brasileira. No verão passado foram 330 mil passageiros, que zarparam em 11 navios. Na temporada 2001/2002, eram 127 mil passageiros para seis navios, segundo a Abremar. No verão de 1999/2000, apenas 36 mil pessoas viajaram de navio.

O potencial de crescimento para os cruzeiros é enorme. ¿Temos problemas administrativos , fiscais e de infra-estrutura nos portos que impedem uma exploração maior da atividade¿, diz Nascimento. Na região do Nordeste, observa, os portos são mais para carga do que para passageiros. ¿A estação de passageiros do Recife, por exemplo, fica a 6 quilômetros do berço do navio. As únicas com boas condições para acolher navios de passageiros são as de Santos e a do Rio¿, diz. ¿Os americanos que passam férias no Caribe poderiam estar navegando pelo Nordeste brasileiro se tivéssemos uma infra-estrutura melhor.¿

O câmbio favorável, com a desvalorização do dólar ante o real, também acelerou a procura pelas viagens marítimas, já que todas as despesas num navio, da compra do pacote aos gastos na viagem, são calculadas em dólar. ¿Entre janeiro e fevereiro de 2007, o câmbio utilizado pelas companhias cotava o dólar entre R$ 2,22 e R$ 2,23. Este ano, no mesmo período a cotação ficou entre R$ 1,85 e R$ 1,86¿, compara o diretor da área de cruzeiros da Agaxtur, Milton Higutsi.

PROMOÇÕES

Com promoções, há pacotes de três noites por US$ 248. ¿Com taxas portuárias, a viagem custa R$ 636. Se for parcelada em cinco vezes, sai por R$ 127 por mês. Cabe no bolso da classe média¿, assegura. Mesmo para trajetos mais longos, de uma semana pelo Nordeste, por exemplo, a procura é alta. Um cruzeiro para Salvador em cabine simples custa por volta de US$ 760.

A relação custo/benefício chama a atenção porque os pacotes incluem todas as refeições, além de um cardápio variado de entretenimento, que vai da balada a cursos de como preparar uma mesa de jantar, dependendo do passageiro.

As companhias que apostam nos cruzeiros temáticos também não têm do que se queixar. Os dois últimos lançamentos da Costa Cruzeiros, com destino a Buenos Aires, se esgotaram logo. Um oferecia uma viagem no embalo do tango até Buenos Aires, com direito a shows e aulas de dança. O outro, um roteiro de degustações e jantares preparados por chefs famosos.

A CVC, embora não divulgue seu faturamento, informa que os pacotes marítimos já representam 15% das vendas. A empresa transportou neste verão 130 mil passageiros em cinco navios fretados. Em 2009 serão seis navios. O diretor da Agaxtur conta que até cinco temporadas atrás os cruzeiros eram vendidos a partir de agosto. ¿Hoje, tenho pacotes fechados para viagens daqui a um ano.¿ O chamariz das companhias para antecipar as vendas são promoções que incluem passagens gratuitas.

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