Título: Oposição protocola pedido de comissão no Senado para pressionar governo
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2008, Nacional, p. A6

Os líderes dos partidos de oposição no Senado protocolaram ontem um novo pedido de criação de CPI para investigar o uso dos cartões corporativos, mas restrita a senadores. Com isso, eles esperam pressionar o governo para que concorde em lhes dar a presidência da CPI mista. Hoje, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), vai discutir a reivindicação com o presidente Lula.

¿Demos um instrumento para o líder Jucá ir ao presidente Lula e conversar com ele. Assim, se o governo não concordar em dar o lugar para a oposição na CPI mista, nós faremos a CPI só do Senado, onde vamos indicar o presidente¿, afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

PMDB

¿Vou relatar os fatos ao presidente e defender o meu ponto de vista, que é favorável a que a oposição fique com um dos cargos de comando¿, disse Jucá. ¿Se o presidente Lula concordar, o Planalto vai ter de agir junto ao PMDB para que abra mão de presidir a CPI.¿ O PMDB já indicou o senador Neuto de Conto (SC) para o comando da comissão.

A oposição guardava desde a semana passada o pedido de CPI no Senado. Na sexta-feira, ele contava com 7 assinaturas. Ontem no fim da tarde, quando foi protocolado, tinha 33. O requerimento prevê que as investigações comecem em 2001, ano em que o cartão corporativo foi regulamentado. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), deve fazer sua leitura hoje à tarde.

Antes, na sessão do Congresso, Garibaldi lerá o requerimento de criação da CPI mista, de deputados e senadores, para investigar os cartões nos últimos dez anos. Na manhã de ontem, o presidente do Senado anunciou que há condições legais para a instalação simultânea de uma CPI do Senado e outra mista para tratar do mesmo assunto. Mas condenou o funcionamento de duas comissões simultaneamente. ¿É inconveniente¿, disse.

Links Patrocinados