Título: BNDES fará plano da nova Infraero
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2008, Economia, p. B5

Jobim diz que banco terá de resolver problemas para a abertura de capital, como a falta de patrimônio

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que o BNDES ficará encarregado de criar um plano de reestruturação da Infraero, estatal que administra os aeroportos do País, para, em uma segunda etapa, abrir o seus capital à iniciativa privada, no limite de 49%.

Segundo Jobim, a reestruturação terá de superar as dificuldades para a abertura de capital, como o fato de a Infraero não ter patrimônio - os aeroportos pertencem à União -, além de melhorar a gestão e ¿enxugar¿ o quadro de servidores.

¿Reestruturar a empresa é condição para a abertura de capital. Mas, independentemente da abertura, a reestruturação terá que ser feita para se tornar uma empresa mais eficaz¿, afirmou Jobim, ao Estado.

O ministro reiterou que a abertura de capital continua a ser a opção do governo para melhorar a gestão e descartou a privatização dos aeroportos existentes. Segundo ele, a autorização para concessão à iniciativa privada do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em construção perto de Natal, é ¿uma situação interessante¿ e poderá se repetir com outros que venham a ser construídos.

Jobim não vê contradição entre a decisão de não privatizar os já existentes e, ao mesmo tempo, incluir São Gonçalo do Amarante no Plano Nacional de Desestatização, como foi determinado em decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

¿Não tem problema nenhum. Lá existe uma situação específica e não serviria de modelo para outros aeroportos. Não podemos pensar em um modelo geral para o País todo porque alguns aeroportos são rentáveis e outros não¿, afirmou.

Ao detalhar o que chamou de ¿remodelação¿ da Infraero, Jobim disse que o BNDES terá que encontrar uma saída para a questão do patrimônio e do investimento da estatal. ¿A Infraero é uma empresa que não tem patrimônio porque os aeroportos são da União. Quando a União quer investir em aeroportos, tem que aumentar o capital da Infraero. E quando a Infraero investe com recursos próprios, o investimento é contabilizado como despesa.¿

O Estado informou na quinta-feira que o governo decidiu acelerar os estudos para a abertura do capital da Infraero, o que melhoraria o funcionamento dos aeroportos e reduziria o espaço para uso político da empresa, que tem muitos cargos distribuídos entre apadrinhados de partidos e de parlamentares da base governista no Congresso.

A abertura do capital da empresa passou a ser defendida com mais intensidade no governo em julho do ano passado, em especial depois da posse de Jobim, em meio a uma crise deflagrada no Ministério da Defesa depois do acidente com o avião da TAM que matou 99 pessoas.

Perguntado se a remodelação da Infraero inclui redução de funcionários, Jobim respondeu: ¿Inclusive enxugamento.¿ A Infraero tem R$ 1,6 bilhão para investimento em 2008, mais despesas de custeio estimadas em R$ 2,1 bilhões. Administra 67 aeroportos e, entre funcionários da estatal e terceirizados, soma 26.500 profissionais.

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