Título: Reféns libertados voltam para casa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Internacional, p. A12
Os ex-parlamentares colombianos Luis Eladio Pérez e Gloria Polanco de Lozada, dois dos quatro reféns libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no dia 27, chegaram ontem a Bogotá. Desde a libertação, mediada pelo governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, Pérez, Gloria e os também ex-parlamentares Orlando Beltrán e Jorge Eduardo Géchem, estavam em Caracas. Beltrán e Géchem ficarão ainda mais alguns dias na Venezuela para submeterem-se a uma série de exames médicos.
Logo após chegar a Bogotá, Gloria ressaltou que ¿é preciso continuar trabalhando pela paz¿. A ex-parlamentar disse que o retorno à Colômbia foi manchado apenas pela falta do marido, Jaime Lozada, ex-senador assassinado pelas Farc em 2005, enquanto ela ainda era mantida refém. Polanco e Pérez chegaram acompanhados pela senadora colombiana Piedad Córdoba e Yolanda Pulecio, mãe da ex-candidata à presidência Ingrid Betancourt, seqüestrada pela guerrilha colombiana em 2002.
O ministro do Interior da Venezuela, Ramón Rodríguez Chacín, disse ontem que as Farc estiveram várias vezes a ponto de libertar Ingrid, mas não esclareceu os motivos que impediram a libertação. Além dos quatro ex-parlamentares, as Farc já haviam libertado no fim de dezembro outras duas reféns: a ex-candidata à vice-presidência e assessora de Ingrid, Clara Rojas, e a ex-deputada Consuelo González.