Título: Texas e Ohio decidem futuro de Hillary
Autor: Dias, Cristiano
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Internacional, p. A14

Para voltar a ter chances, senadora precisa de 70% dos votos nas prévias de hoje, que incluem Vermont e Rhode Island

Houston, Texas - A disputa entre os senadores Barack Obama e Hillary Clinton pela candidatura democrata à presidência dos EUA pode terminar hoje, quando forem divulgados os resultados das prévias nos Estados de Ohio, Texas, Vermont e Rhode Island. É consenso entre os analistas - e até mesmo entre alguns dos assessores mais próximos de Hillary - que uma derrota hoje em Ohio e no Texas será o fim da linha para a senadora.

¿É o Dia D da campanha¿, definiu Bill Richardson, governador do Novo México e ex-candidato do partido, cujo apoio é cobiçado pelos dois lados. No domingo, ele defendeu que quem sair das primárias de hoje com o maior número de delegados, deve ser o candidato do partido nas eleições de novembro. Assim, Richardson praticamente cerrou fileiras com Obama, já que para conseguir superá-lo em número de delegados, Hillary teria de obter pelo menos 70% dos votos em Ohio e no Texas.

A conta é simples. De acordo com a Associated Press, Obama tem 1.193 delegados, contra 1.038 de Hillary. A votação de hoje distribuirá mais 444 delegados, dos quais 161 de Ohio e 228 do Texas. Por isso, a tarefa de tirar a vantagem de 155 delegados é quase impossível. Segundo pesquisas da Reuters-Zogby, Hillary tem pequena vantagem em Ohio, 47% a 46%, mas está atrás no Texas, onde Obama lidera por 47% a 43%.

O lobby pela desistência de Hillary começou a se articular no domingo. Os senadores John Kerry e Dick Durbin, que apóiam Obama, mandaram duros recados. ¿Não basta apenas vencer. Ela tem de vencer bem para continuar na corrida¿, disse Kerry, candidato democrata em 2004. ¿Espero que depois da votação de terça-feira (hoje), ela pense apenas no partido¿, cutucou Durbin.

¿Baseado nas pesquisas, é provável que ela vença em Ohio e perca no Texas¿, disse ao Estado o cientista político Bob Stein, da Rice University, de Houston. ¿A questão é o que ela vai fazer se ganhar apenas em um dos Estados.¿ Stein acredita que, se isso acontecer, e Hillary insistir na candidatura, haverá uma debandada de superdelegados para o lado de Obama, o que faria com que ela jogasse a toalha. Obama vem de uma seqüência de vitórias em 11 Estados. Após a votação de hoje, os próximos confrontos entre os democratas serão em Wyoming, que no sábado realiza um caucus, tipo de prévia que favorece Obama, e em Mississippi, no dia 11, onde a forte presença de negros também faz o senador ser favorito. ¿Hillary só voltaria a ser competitiva nas primárias da Pensilvânia, em 22 de abril. E muitos caciques do partido não querem esperar tanto para ter um candidato¿, disse Stein.

Completamente esquecidos na disputa de hoje estão os Estados de Rhode Island, que elege 32 delegados, e Vermont, que escolhe 23. Segundo pesquisas, Hillary tem vantagem de 9 pontos porcentuais sobre Obama em Rhode Island, 49% a 40%. O senador, porém, abriu uma frente de 24 pontos porcentuais em Vermont, 57% a 33%.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Barack Obama tem hoje 1.193 delegados e Hillary Clinton, 1.038. Os dois disputam os 161 delegados de Ohio e os 228 do Texas.

CENÁRIOS POSSÍVEIS

Hillary vence no Texas e em Ohio: segue adiante na disputa

Hillary vence apenas em um dos Estados: perde apoio de vários democratas, que fariam pressão por sua desistência

Obama vence Texas e Ohio: provavelmente se retira da disputa