Título: Fiscalização reduz problema a curto prazo
Autor: Rigi, Camilla; Brancatelli, Rodrigo
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Metrópole, p. C1

Para especialistas, somente melhoria e ampliação do transporte coletivo aliviam lentidão

Rodrigo Brancatelli, Camilla Rigi e Naiana Oscar

Especialistas em trânsito são unânimes em afirmar que os problemas com os congestionamentos na cidade não devem ser solucionados com a adoção de uma única medida, e as melhorias não surgirão da noite para o dia. Algumas ações imediatas, como o aumento da fiscalização, poderiam diminuir o sofrimento diário do paulistano. ¿Se quer realmente melhorar o trânsito, coloca barricadas da polícia para pegar quem não está regular. Não precisa esperar pelo chip, vai para a rua. As ações vão sendo empurradas, empurradas, até esquecerem¿, diz o engenheiro Jaime Waisman, especialista em planejamento de transporte e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A implantação dos chips é uma das bandeiras da Prefeitura, que, com a identificação eletrônica dos carros, poderá verificar os números de série, da placa, do chassi e o código Renavan. As informações serão lidas sempre que o veículo passar por uma das 2,5 mil antenas que serão espalhadas pela cidade. Assim, o governo espera enquadrar os 2 milhões de carros que circulam pelas ruas sem licenciamento - o detalhe é que o projeto só sai do papel em 2009. Até lá, o consultor Luiz Célio Bottura também sugere o aumento do efetivo de fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). ¿A companhia é deficitária, precisa de mais gente para fazer a fiscalização.¿

Para o ex-secretário municipal de Transportes Adriano Branco, a solução para o trânsito caótico da cidade passa obrigatoriamente pelo investimento em transporte público. Ele aponta a necessidade de modernizar as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a ampliação do metrô e a criação de corredores exclusivos para ônibus. ¿Os corredores precisam ser realmente exclusivos, sem cruzamentos.¿

Mais radical, o consultor de trânsito Horácio Figueira é enfático em dizer que as soluções só começarão a aparecer à medida em que se dificultar a vida de quem anda de carro na cidade. ¿O trânsito tem que piorar para eles e melhorar para o transporte coletivo¿, disse. Por isso, ele defende a prioridade para os corredores de ônibus, uma vez que a ampliação do metrô requer mais tempo e dinheiro. ¿Não podemos mais esperar. Isso é suicídio.¿

Entre as medidas restritivas, a ampliação do rodízio é a mais polêmica. Enquanto alguns especialistas afirmam que essa é a maneira mais rápida de retirar os veículos da rua, a coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia, Maria da Penha Pereira Nobre, acredita que isso pode contribuir ainda mais para o aumento da frota. ¿Com as facilidades que existem hoje para comprar um veículo, é mais provável que o cidadão prefira ter carros com placas diferentes para circular todos os dias.¿ O rodízio retira diariamente cerca de 20% da frota de São Paulo de circulação.

Para Maria da Penha, outra alternativa em curto prazo é a criação de estacionamentos próximos às estações do metrô e terminais de ônibus. ¿Enquanto o transporte público não chega a todos os locais, essa é uma forma de atrair as pessoas.¿

PROPOSTAS

Imediatas: aumento da fiscalização diária com ajuda da PM e criação de estacionamentos próximos de estações do metrô e terminais de integração de ônibus

Médio prazo: colocação de chips de identificação eletrônica nos carros e ampliação do rodízio

Longo prazo: Investimentos em transportes públicos, como ampliação do metrô e melhorias nos corredores de ônibus