Título: Indicado do PMDB ganha cargo
Autor: Pamplona, Nicola; Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Economia, p. B3
Jorge Zelada assume diretoria internacional da estatal
O Conselho de Administração da Petrobrás confirmou ontem a saída de Nestor Cerveró da diretoria internacional da companhia, mudança que segue ao rearranjo de cargos aliados do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Cerveró, que estava no cargo desde o início do governo, por indicação do senador Delcídio Amaral (PT-MS), será substituído pelo engenheiro Jorge Zelada, indicado por lideranças do PMDB. Mas não perdeu o status de diretor: foi remanejado para a diretoria financeira da Petrobrás Distribuidora (BR).
O diretor-financeiro da Petrobrás, Almir Barbassa, não quis comentar as razões das mudanças. ¿Desconheço de quem foi a indicação. O que sei é que ele (Zelada) é funcionário da Petrobrás de longa data.¿
Em nota distribuída à noite, a companhia informou que Zelada é engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ocupava até ontem o cargo de gerente geral na área de engenharia da empresa.
O conselho indicou ainda Andurte de Barros Duarte Filho para a diretoria de mercado consumidor da BR, cargo até agora ocupado por Marco Antônio Capute. Segundo fontes da companhia, Duarte Filho foi indicado pelo próprio ex-diretor, que preferiu voltar para a Petrobrás após nove anos na diretoria da subsidiária. O novo diretor ocupava o cargo de gerente-executivo de grandes consumidores e reportava-se diretamente a Capute.
AÇÕES
O conselho decidiu ainda, na reunião de ontem, fazer um desdobramento de ações da empresa para reduzir o valor unitário dos papéis. Segundo Barbassa, cada ação será dividida em duas. ¿Hoje, para comprar um lote de Petrobrás é preciso ter entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.
É um valor muito alto para o pequeno investidor¿, explicou. O desdobramento, que depende ainda de aprovação em assembléia de acionistas, deve ser feito no final de abril.