Título: Governo admite falha na proteção de informações
Autor: Pamplona, Nicola; Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Economia, p. B3

Os ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Gabinete da Segurança Institucional, general Jorge Félix, reconheceram ontem que o Estado vem falhando na proteção e no transporte de informações estratégicas do País. Em nota conjunta, os dois informam que será desenvolvido um novo modelo de atuação do governo nessa área, tanto no que toca aos dados estratégicos em poder de empresas estatais quanto privadas.

Tarso o e Felix deram a declaração ao anunciarem a conclusão do inquérito da Polícia Federal (PF) sobre o furto de computadores com informações da Petrobrás. Na nota, eles informam que a ação foi executada por criminosos que não sabiam do valor das informações e roubaram os computadores para vendê-los.

As investigações foram realizadas pela PF e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A nota enfatiza que a parceria foi positiva e servirá de modelo para uma nova atuação do governo sempre que o caso envolver informações estratégicas para o País. ¿Dissemos desde o começo que, mesmo sendo um fato comum, é uma questão de Estado porque demonstra debilidade no transporte de informações relevantes e sigilosas de uma empresa estratégica como a Petrobrás', observou Tarso.