Título: Site da Receita congestiona no 1º dia
Autor: Fernandes, Adriana; Sobral, Isabel
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2008, Economia, p. B9

Lentidão impediu muitos contribuintes de baixarem o programa, mas mesmo assim 90 mil enviaram declaração

No primeiro dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2008, o grande número de contribuintes tentando baixar o programa congestionou a página da Receita Federal na internet. ¿É normal que no primeiro dia haja alguma lentidão para baixar o programa¿, disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Veja especial sobre IR

A lentidão foi maior de manhã. Ao longo do dia, o serviço foi se normalizando, segundo a Receita. A estimativa é que 90 mil contribuintes tenham entregue a declaração. O primeiro balanço do recebimento das declarações será divulgado hoje.

Muitos contribuintes correm para entregar a declaração porque querem receber logo a restituição, que começa a ser paga em 16 de junho. Será um lote a cada mês, até dezembro, no dia 15 ou dia útil posterior. Idosos e os primeiros a enviarem o documento pela internet têm prioridade. A entrega pode ser feita até 30 de abril.

O supervisor informou que o programa que permitirá ao contribuinte recuperar o número do recibo de entrega do IRPF de 2007 (exigido na declaração deste ano) não estará disponível antes de sexta-feira. ¿Estamos finalizando os testes.¿

A idéia do governo era exigir que o contribuinte que tivesse perdido o número fosse a uma unidade da Receita para obtê-lo. O Ministério Público (MP) cobrou mudanças e agora será possível recuperar o dado pela internet. Por segurança, o contribuinte terá de responder perguntas pessoais.

CERCO

O secretário da Receita, Jorge Rachid, afirmou que o risco de detecção de irregularidades do IRPF é alto. ¿Há ferramentas eficazes para fazer o cruzamento de dados. Para o contribuinte que não cumprir suas obrigações tributárias, o risco de ser detectado é muito elevado.¿ Ele rechaçou a avaliação de que o Fisco teria cedido à pressão do MP em relação à apresentação do número do recibo de entrega do IRPF em 2007 para o envio da declaração deste ano. ¿Estamos mantendo a obrigatoriedade¿, afirmou.

Segundo Rachid, 70% dos contribuintes informaram, em 2007, o número do recibo da declaração anterior. Com o dado, disse, a possibilidade de cair na malha fina é menor.