Título: Cai interventor de órgão da UnB
Autor: Moraes, Marcelo de
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2008, Nacional, p. A5
Juiz destitui Fróes por ¿truculência¿ em usar a polícia
O interventor da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Luiz Augusto de Souza Fróes, não durou muito no cargo. Ele tomou posse segunda-feira e foi substituído anteontem por Washington Maia Fernandes. Para o juiz Aiston Henrique de Sousa, da 6ª Vara Civil do Distrito Federal, Fróes foi truculento ao chamar a polícia para cercar o prédio da Finatec, que fica no campus da Universidade de Brasília (UnB), à qual é vinculada.
Além disso, o ex-interventor responde a processos na Justiça por receptação de mercadoria roubada e venda de veículo com chassi adulterado. Ontem, o Estado revelou também que, quando foi superintendente da Fundação Visconde de Cabo Frio, Fróes teria permitido a contratação de empréstimos sem autorização prévia da instituição.
A Finatec está sob intervenção, acusada de gastos incompatíveis com a atividade científica, como os R$ 470 mil que teria usado para comprar carro de luxo e decorar o apartamento do reitor da UnB, Timothy Mulholland. Fróes foi indicado interventor depois de a instituição ter afastado cinco diretores. Apesar de só tomar posse na segunda-feira, no sábado ele já pedira ao Ministério Público que chamasse a polícia.
O juiz da 6ª Vara considerou a decisão precipitada. Na terça-feira, os diretores afastados já haviam pedido na Justiça a destituição de Fróes. Para Aiston Sousa, também foi inadequada a dispensa de 12 gerentes da Finatec até 27 de março, sob o argumento de que eram ligados à administração anterior.
¿A prudência manda que a administração judicial se dê de forma discreta, sem alarde, de modo a não interferir no funcionamento da entidade sob administração¿, argumenta Aiston Sousa. ¿Se não havia indícios claros da prática de crime, como ocultação das provas ou desvio de patrimônio, não havia necessidade de invasão policial.¿
Fróes foi procurado pelo Estado e chegou a marcar uma entrevista por dois dias seguidos, mas acabou desistindo.
Links Patrocinados