Título: Terminal tem controle rigoroso
Autor: Auler, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2008, Economia, p. B7
Assessor de ministro não crê que furto tenha sido no local
A área do terminal privado Poliportos, no Porto do Rio, que abrigou o contêiner da Halliburton de onde foram furtados os equipamentos com informações da Petrobrás, é monitorada por câmeras. Os detalhes sobre o que se passou no terminal entre a chegada do contêiner, em 25 de janeiro, e sua saída numa carreta para Macaé, no dia 29, podem estar registrados em imagens. Também há registro de todas as pessoas que entraram no terminal, guardado por vigias que se revezam 24 horas.
É o que disse ao Estado Jorge Pimentel, assessor especial do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, para assuntos de segurança portuária. Para ele, ¿é praticamente nula¿ a possibilidade de o contêiner ter sido arrombado no terminal portuário.
A afirmação de Pimentel é baseada no fato de o Poliportos ser um dos 180 terminais privados brasileiros com certificado ISPS-Code. Trata-se do Código Internacional de Segurança em Navios em Instalações Portuárias, que estabelece várias exigências de vigilância, como o monitoramento de câmeras e o controle rigoroso da entrada e saída de pessoas.
Segundo Pimentel, que vistoriou várias vezes o Poliportos, uma pessoa não autorizada seria impedida de entrar por causa dos rígidos padrões de segurança. A perda da certificação impediria o funcionamento do terminal. ¿Não acredito que o furto tenha acontecido no terminal¿, disse Pimentel, que inspeciona portos em todo o País.
¿Poderia talvez acontecer nos momentos de entrada e saída do porto, onde há mais variáveis de segurança, mas dentro do terminal o furto é muito mais improvável. Ninguém entraria no terminal se não tivesse autorização. Se teve, foi registrado.¿ Segundo Pimentel, todos os terminais privados em operação no Brasil já estão certificados, inclusive o Poliportos. A maioria dos portos públicos já têm certificação e outros têm já são considerados aptos a alcançá-la. O Porto do Rio foi certificado em março de 2007.
Com a divulgação das suspeitas da Polícia Federal de que o furto dos equipamentos teria ocorrido no Poliportos, ninguém da empresa quis se pronunciar. Procurados pelo Estado, funcionários disseram que apenas a Petrobrás, principal cliente do terminal, poderia falar sobre o assunto.
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