Título: Turistas notam mofo e infiltração
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Nacional, p. A10

Símbolo de status e poder, o Palácio do Planalto chama a atenção das pessoas que o visitam pelo mau estado de conservação. No livro de registros, seis turistas estrangeiros escreveram sobre a infiltração visível no terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outro visitante reclamou do cheiro de mofo do Salão Oval. Um terceiro notou a feiúra dos carpetes. Nem as tomadas escaparam da crítica dos visitantes.

Nem é necessário entrar no Palácio para constatar a necessidade de reparos. Por baixo da famosa rampa, por onde passam os presidentes no dia da posse, há uma enorme mancha preta de bolor causada por infiltração.

Inaugurado em 21 de abril de 1960, o Planalto era originalmente um palácio de salas amplas e arejadas. Nas últimas décadas, porém, passou por um processo de ¿favelização¿. Para acomodar um número crescente de assessores, as salas foram ganhando divisórias. Mas, no código de status informal de Brasília, é muito melhor ser dono de um cubículo no prédio principal do que ter uma sala grande no prédio anexo.

Links Patrocinados