Título: Lula vai trocar de palácio este ano
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Nacional, p. A10

Planalto terá de ser desocupado para reforma e presidente passará a despachar no Buriti

No segundo semestre deste ano, a corte palaciana vai mudar-se de malas e cuias. O prédio principal do Palácio do Planalto, tomado por infiltrações e convertido ao longo dos anos num amontoado pouco funcional de divisórias e cubículos, será esvaziado para uma reforma - chamada pelos palacianos de ¿reconstrução¿ e que será feita pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer - que levará cerca de dois anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá despachar no Palácio do Buriti, a sede do governo local, cedida pelo governador José Roberto Arruda (DEM), a cerca de três quilômetros do Planalto.

Desde o início de sua gestão, Arruda tem trabalhado em outro prédio - apelidado de Buritinga, pois fica próximo à cidade-satélite de Taguatinga - e só usa o Buriti para cerimônias oficiais.

A pedido do Planalto, o prédio será entregue totalmente vazio, sem móveis nem quadros, no dia 31 de março. O grande teste de prestígio para a burocracia palaciana será decidir quem ficará com Lula no Buriti. Atualmente, lá trabalham aproximadamente 180 funcionários do governo do Distrito Federal. Apertando um pouco, dá para comportar um número um pouco maior de pessoas, mas não será possível acomodar os cerca de 600 funcionários que hoje trabalham no Planalto. Ou seja, haverá uma alta corte que irá ao Buriti e a baixa corte, que será acomodada no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, complexo de salas onde trabalhou a equipe de transição entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.

É possível que seja ocupado ainda um terceiro prédio. O maior problema na transferência de Lula para o Buriti é a segurança. O edifício é muito próximo da rua. Durante o governo do atual senador Cristovam Buarque (PDT-DF), uma pessoa passando de carro pela rua atirou contra as janelas do gabinete do governador. Não houve feridos, pois o atentado ocorreu de madrugada. O Planalto pretende instalar vidros blindados no Buriti. Ainda assim, é possível que Lula não fique no principal gabinete do prédio, com amplas janelas para a rua.

Atualmente, a sala é ocasionalmente ocupada por Arruda. O governador tem, em cima de sua mesa de trabalho, uma foto em que aparece ao lado de Lula e de sua mulher, Flavia Peres. A sala do governador poderá ser ocupada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Lula ficaria numa sala menor, sem janelas, mas com jardim interno. Mas seria necessário substituir o ar condicionado, muito barulhento. A expectativa é que Lula mude em junho.

Links Patrocinados