Título: PP reúne-se para discutir mudanças
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2008, Internacional, p. A12
Derrota no domingo é a segunda consecutiva para conservadores
Associated Press, France Press e Reuters
Depois da derrota de domingo nas eleições gerais espanholas, o Partido Popular (PP) reúne-se hoje para tentar entender onde falhou e discutir uma eventual renovação. A principal dúvida levantada por analistas é a permanência do líder do PP, Mariano Rajoy.
A derrota de domingo é a segunda consecutiva para os conservadores - e para Rajoy -, que já haviam perdido para José Luis Rodríguez Zapatero em 2004. Na época, pesquisas indicavam a vitória do PP, numa continuação do governo de José Maria Aznar, eleito premiê em 1996. Mas a decisão do conservador de culpar o grupo separatista basco ETA pelos atentados da Al-Qaeda de 11 de Março, em Madri, que deixaram 191 mortos, levou a população a castigar o PP nas urnas.
Nas declarações de ontem, líderes do partido evitaram fazer previsões sobre o futuro do PP e de Rajoy, ressaltando apenas a conquista de cinco cadeiras a mais no Parlamento em relação a 2004. Os conservadores ficaram com 153 assentos, frente aos 169 dos socialistas.
O secretário-geral do PP, Ángel Acebes, afirmou que qualquer mudança no partido terá de ser decidida pelos seus membros. O 16º Congresso Nacional do Partido Popular deve ser convocado para o meio do ano. Sobre Rajoy, Acebes afirmou que ele ¿tem muitos motivos para estar feliz com o grande trabalho que fez nos últimos quatro anos. Temos muito orgulho de Mariano Rajoy e da maneira com que ele exerceu sua liderança, sabendo defender nossos princípios e valores¿.
O presidente do PP em Valência, Francisco Camps, pediu que Rajoy continue na liderança do partido para consolidar o trabalho de ¿uma pessoa muito querida em toda a Espanha¿.