Título: Bolsa-Família da indústria sai até o fim do mês
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2008, Economia, p. B9

Desonerações tributárias não poderão ser anunciadas até que o Congresso aprove o Orçamento da União

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ontem que a nova política industrial será o ¿Bolsa-Família¿ do setor de produção. ¿Vamos pegar tudo que há no governo de forma desorganizada e dar uma coordenação. Será mais ou menos o Bolsa-Família da área industrial¿, afirmou.

O plano será apresentado até o fim deste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro. Um dos principais pontos - os incentivos fiscais para as indústrias, com redução de alíquotas e impostos - não poderá ser definido sem a aprovação do Orçamento da União no Congresso.

¿Há uma decisão do presidente de anunciar a nova política industrial uma semana depois da aprovação do Orçamento¿, disse Jorge, após dar a aula inaugural do curso Master em Jornalismo, em São Paulo.

O governo, garante Jorge, terá participação direta na busca de investimentos na nova política industrial. ¿Usaremos a capacidade de compra do governo para alavancar a produção¿, adiantou. A idéia é trazer para o Brasil empresas que hoje exportam produtos estratégicos para o governo.

Há negociações em andamento na área da saúde, mas Jorge não quis antecipar o nome das empresas. Cálculos preliminares apontam para um aporte de investimentos de pelo menos US$ 200 milhões em novos negócios.

¿Digamos que o Ministério da Saúde importe 2 mil aparelhos para determinada função. Para manutenção, é muito mais caro porque as peças vêm de fora¿, explicou. ¿Se você consegue fazer com que esses aparelhos sejam feitos no Brasil, você reduz os custos, gera emprego, terá transferência de tecnologia e gera divisas porque o País passa a exportar para toda a América Latina.¿

A Petrobrás terá papel estratégico na implementação das novas diretrizes. ¿Por que não fazemos navios aqui se temos estaleiros parados e fechados? A Petrobrás contratará em breve 150 navios de apoio e a construção se dará aqui¿, antecipou Jorge.

O ministro disse ainda que o plano a ser anunciado não terá prazo de validade até o fim do atual governo. ¿Não imaginemos que essa nova política industrial acabe em 2010. Ela vale para qualquer governo.¿

Para o ministro, a política industrial em vigor nunca passou de intenção. ¿Teve uma tentativa de política industrial no primeiro mandato do Lula para os cinco setores estratégicos, mas, na minha opinião, era mais uma intenção.¿ E criticou a condução do tema no governo Fernando Henrique Cardoso. ¿Política industrial não teve com Fernando Henrique.¿

CORREÇÃO

Os investimentos anunciados pelas empresas no primeiro bimestre deste ano cresceram 28,4% em relação a igual período de 2007, diferentemente do que foi publicado na reportagem ¿Investimento no 1º bimestre cresce 46% e chega aos R$ 90 bilhões¿, na página B08 da edição de domingo.