Título: A poucos quilômetros de Havana Velha está a Cuba real
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Nacional, p. A19

No interior dos cortiços, famílias inteiras vivem em um ou dois cômodos

A poucos quarteirões de Havana Velha - o centro histórico da capital cubana -, a Cuba real se apresenta. Sem a maquiagem do relativo luxo dos hotéis do centro da cidade que abrigam os turistas, surgem os velhos e deteriorados sobrados construídos muito antes da Revolução (1959), enfileirados em ruas estreitas e malcheirosas onde os cubanos sobrevivem com o que chamam de ¿moneda nacional¿: o peso cubano, unidade monetária que vale 25 vezes menos do que o peso conversível usado pelos estrangeiros.

No interior dos cortiços, famílias inteiras vivem em um ou dois cômodos. Apesar da precariedade da situação, os moradores não se queixam. Como em quase toda parte da capital, atenuam os possíveis efeitos da renúncia do líder Fidel Castro, anunciada na terça-feira, e crêem que o governo estuda ajustes na economia da ilha. Mas em longo prazo, após uma série de discussões entre os membros do Partido Comunista, e não logo após a eleição de amanhã, quando os 614 deputados da Assembléia Nacional se reunirão para escolher oficialmente o sucessor de Fidel na presidência do país.

¿Vivemos com dignidade revolucionária¿, disse ao Estado Ana Álvarez, delegada do Comitê de Defesa da Revolução (CDR), em seu pequeno cômodo onde vive com três netos. Há um CDR para cada quarteirão e eles são geralmente apontados como uma ferramenta do regime para vigiar e conter eventuais ¿atividades contra-revolucionárias¿. Ana nega que os CDRs tenham a delação como principal função. Mas admite que o comitê ¿detecta e atua para evitar comportamentos anti-sociais¿ - o que inclui ¿atos de agitação política e incitações a revoltas e desordens¿.

¿Aqui em Cuba todos têm liberdade para expressar suas opiniões, mas isso não pode ser feito de forma desordenada¿, explicou. ¿Às vezes, algum companheiro pode estar mal informado sobre alguma situação ou medida do governo. Nesses casos, os CDRs estão prontos para esclarecer e expor as razões por trás das decisões.¿

Na mesma área pobre de Havana, alguns cubanos que mantiveram seus imóveis após a revolução de 1959 obtêm algum dinheiro em peso conversível alugando quartos para estrangeiros. No apartamento de Sergio Rivera, uma turista britânica e um americano ocupam os dois dormitórios disponíveis. Para isso, pagam, cada um, 30 pesos conversíveis por noite (1 peso conversível está cotado em US$ 1,08).

¿A única regra aqui é não falar de política¿, afirmou Rivera, bem-humorado. ¿Com o dinheiro do aluguel, pudemos pagar a reforma do apartamento e ainda sobra algo para cobrir as despesas da casa.¿

O regime faz vista grossa às atividades dos cubanos para obter pesos conversíveis - a moeda que tem poder de compra de verdade e dá acesso a mercadorias que não se vendem em peso cubano comum. E os cidadãos que se beneficiam dessa tolerância evitam chamar para si a atenção do governo.

Links Patrocinados