Título: Rússia ameaça usar força militar
Autor: Sant'Anna,Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Internacional, p. A26
Embaixador na Otan adverte UE a não reconhecer Kosovo
Ap e Reuters
A Rússia alertou ontem que pode recorrer à ¿força militar bruta¿ caso todos os países da União Européia (UE) reconheçam a independência da ex-província sérvia Kosovo, declarada no domingo, e a Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan) ultrapasse os limites de seu mandato no território.
¿Se a UE adotar uma posição comum e a Otan desrespeitar seu mandato, essas organizações entrarão em confronto com a ONU (que ainda não tomou uma decisão sobre a questão). E acho que partiremos da premissa de que para sermos respeitados, precisaremos usar força militar bruta¿, ameaçou o embaixador russo na Otan, Dmitri Rogozin. Ele afirmou que Moscou acompanhará de perto a movimentação das tropas da Otan. Cerca de 16 mil soldados da força de paz estão em Kosovo desde 1999, quando a organização bombardeou as tropas sérvias para acabar com o conflito étnico na região. ¿Sob nenhuma circunstância a Otan deve envolver-se na parte política. Ela deve se manter neutra¿, disse o embaixador. Ainda segundo Rogozin, os países ocidentais ignoraram leis internacionais ao reconhecer Kosovo.
As declarações de Rogozin devem aprofundar ainda mais a divisão da comunidade internacional em relação à independência de Kosovo. Além da Rússia - tradicional aliada da Sérvia - China, Espanha e Chipre, entre outros, rejeitaram a separação do território, onde 90% da população é albanesa. Mas Kosovo já conta com o reconhecimento de 17 países, entre eles grandes potências como EUA, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e França. Os EUA pediram ontem à Rússia que rejeite as declarações de seu embaixador. ¿Sugerimos que Moscou seja mais responsável em suas declarações sobre Kosovo¿, advertiu o subsecretário do Departamento de Estado, Nicholas Burns.
Ainda ontem, o mediador russo para Kosovo, Aleksandr Botsan-Khartchenko, alertou para o risco de fragmentação do território. ¿A situação atual pode levar ao isolamento dos sérvios de Kosovo, que não aceitam a independência.¿
Links Patrocinados