Título: EUA tiram funcionários da Sérvia
Autor: Sant'Anna,Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Internacional, p. A26

Medida é anunciada após ataques contra embaixada

AP

Um dia após ter o prédio de sua embaixada em Belgrado atacado por manifestantes, os EUA anunciaram ontem que vão retirar os funcionários não-essenciais da Sérvia. Apesar da violência de quinta-feira, o clima em Belgrado era tranqüilo ontem depois que policiais sérvios foram enviados para reforçar a segurança nas embaixadas.

No pior incidente desde domingo, quando Kosovo declarou sua independência, sérvios incendiaram a embaixada americana, além de atacar outras representações de países que reconheceram a separação da ex-província sérvia. ¿Não temos confiança de que as autoridades sérvias garantirão a segurança de nossos enviados¿, afirmou o porta-voz da embaixada dos EUA, Rian Harris.

Após uma reclamação formal dos EUA e o pedido da União Européia para que a Sérvia proteja as embaixadas em Belgrado, o governo sérvio condenou os violentos protestos de quinta-feira. ¿Condeno veementemente a violência, os saques e os incêndios. Não há desculpas para a violência¿, disse o presidente sérvio, Boris Tadic, após convocar uma reunião de emergência de seu gabinete.

ROUPAS DE GRIFE

Durante a violência de quinta-feira, duas jovens sérvias aproveitaram a confusão para saquear lojas de luxo em Belgrado. Um câmera flagrou as duas e as seguiu durante a longa expedição de ¿compras¿. O vídeo, postado no site YouTube, revoltou os sérvios, que acusaram as duas de desqualificar a importância dos protestos.

Links Patrocinados