Título: Espanha prende 5 brasileiros acusados de golpe na internet
Autor: Warth, Anne
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2008, Metrópole, p. C4

Grupo enviava e-mails em nome de bancos e fazia documentos frios para imigrantes ilegais

A polícia espanhola prendeu ontem, em Barcelona, cinco brasileiros acusados de falsificação de documentos, fraudes bancárias pela internet, lavagem de dinheiro e associação ilícita. Por meio de uma fraude conhecida como phishing, eles enviavam e-mails falsos em nome de bancos para obter senhas e números de cartão de crédito de cidadãos portugueses. Com os dados, os criminosos acessavam as contas bancárias pela internet e transferiam dinheiro para contas abertas com documentos falsos no Brasil.

Mais informações

O Ministério do Interior da Espanha divulgou, em seu site, o primeiro nome de cada um dos presos, identificando-os como Warley V.D.S., de Brasília, Suellen S.N.C.B., de Ji-Paraná (RO), Paula T.S., de Goiânia, e Ederson Renato Z.D.O. e Jeferson Ricardo Z.D.O., de Umuarama (PR).

O dinheiro obtido com as fraudes também era utilizado para a compra de equipamentos audiovisuais e de informática necessários para a falsificação de documentos como carteiras de identidade, passaportes, carteiras de motorista e comprovantes de residência. A quadrilha vendia os documentos a brasileiros irregulares na Espanha, que pagavam entre 1 mil e 3 mil para se passar por portugueses que haviam conseguido trabalho na Espanha.

As prisões são o resultado de investigações feitas após a detenção, em outubro, de brasileiros que portavam documentos falsos na cidade de Estella, em Navarra. Uma das brasileiras presas, Silvia Fernanda R.K, tinha diversas carteiras de identidade portuguesas e espanholas falsas, com as quais pretendia solicitar inscrição no Escritório de Seguridade Social da cidade. Em seguida, a polícia descobriu um golpe semelhante no escritório de Barcelona.

DON JUAN DA INTERNET

A Polícia de Repressão a Crimes de Informática prendeu ontem, no Rio, Paulo Roberto Barbosa Figueiredo, de 28 anos, apelidado de Don Juan da Internet. Segundo a polícia, o rapaz se especializou em dar golpes em mulheres na faixa dos 40 anos, que ele conhecia em salas de bate-papo. Ele foi preso ao sacar R$ 1 mil de uma professora de 42 anos, de quem já havia levado R$ 20 mil, alegando dificuldades financeiras. Figueiredo, que foi denunciado pelas amigas da professora, pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

CUIDADOS

Curiosidade: desconfie de e-mails com mensagens que despertam sua curiosidade, como ¿Você está sendo traído¿ ou ¿Seu nome está na lista de devedores do Serasa¿

Remetente: atenção aos e-mails enviados em nome de empresas ou instituições.

Senhas, números de cartão de crédito e outras informações confidenciais nunca serão solicitadas por e-mail.

Na dúvida, ligue para a instituição citada

Links: procure não clicar em links enviados por e-mail, especialmente se, ao passar o mouse sobre o endereço, aparecer uma caixa indicando que o arquivo é do tipo.exe, .com, .scr ou .Pif.

Proteção: quando fizer

operação financeira em um site bancário ou de compras, veja se há um cadeado amarelo ao lado do endereço da página. Sites piratas geralmente não têm essa indicação