Título: Governo Bush avalia ajuda a mutuários
Autor: Fernandes, Nalu
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2008, Economia, p. B19
Pacote resgataria hipotecas com valor acima do preço atual do imóvel
A administração George W. Bush e o Congresso americano avaliam propostas de resgate para mutuários cujo valor das hipotecas é superior ao valor de mercado do imóvel, de acordo com notícia divulgada ontem pelo The New York Times. Na primeira página, o jornal diz que esta, em parte, foi uma recomendação dos grandes bancos no país.
Quase 8,8 milhões de mutuários, ou 10,3% do total, estão nessa condição, de ver o valor de seus imóveis declinando em comparação com o de suas hipotecas. Esse número representa o dobro do registrado há um ano, relata a matéria, com base em estimativa da Moody¿s Economy.com.
A administração Bush se opõe ao resgate para aqueles que pegaram financiamento maior do que poderiam pagar ou para bancos que financiaram sem pedir garantias aos devedores durante o auge da bolha de imóveis. Mas está avaliando propostas da indústria e de outros grupos para usar dinheiro do governo na compra e refinanciamento de hipotecas que enfrentam o risco de calote.
O diário nova-iorquino afirma que o declínio no setor de imóveis residenciais verificado tanto em meados da década de 1970 quanto no final da de 1980 esteve confinado às regiões costeiras do país. A situação corrente é mais ampla e ocorre em um momento em que a dívida no setor atinge o nível mais alto desde a Segunda Guerra.
O Bank of America, em processo de aquisição da Countrywide Financial e com uma elevada exposição ao setor imobiliário, apresentou proposta para criação de uma nova agência federal que compraria grande quantidade de hipotecas que sofreram calote.
Segundo o jornal, a compra seria feita com grande desconto e substituiria a hipoteca em questão por um financiamento de juro fixo e garantia federal.
O New York Times afirma que o banco advertiu que condições apertadas de crédito estavam aumentando os níveis de calote entre os tomadores e ¿um número sem precedente¿ de casas entraria em processo de execução.
REAÇÃO
O jornal acrescenta que a administração federal reagiu friamente ao plano do banco, que tem similaridades ao proposto pelo senador democrata e presidente do Comitê de Bancos do Senado, Christopher Dodd.
A administração federal do setor de imóveis residenciais examina formas de ampliação de um programa de seguro para ajudar a substituição de hipotecas caras também por hipotecas de juro fixo e com garantia federal.
Ainda segundo o New York Times, o pacote de estímulo fiscal pode ser menos eficiente do que o esperado, já que muitos mutuários podem usar os recursos para honrar as dívidas.