Título: Foto acirra briga entre democratas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/02/2008, Internacional, p. A13
Assessores de Obama e Hillary trocam acusações após divulgação de imagem do senador com traje muçulmano
AP
Uma fotografia do senador Barack Obama usando um traje muçulmano é o novo pivô da disputa entre o candidato e sua rival democrata, Hillary Clinton. Desde o fim de semana, os dois parecem ter deixado de lado a gentileza mútua e acirraram a troca de acusações.
A foto foi feita durante uma visita do senador ao Quênia, em 2006. A vestimenta foi um presente de líderes tribais do norte do país africano, terra natal do pai do candidato. A polêmica começou na manhã de ontem, quando o site de notícias e fofocas Drudge Report publicou a imagem e disse que ela estava sendo divulgada na internet pela equipe de campanha de Hillary, citando um e-mail de um dos assessores da candidata.
A discussão cresceu porque, no início do ano, voluntários da senadora deixaram o comitê após terem espalhado e-mails afirmando que Obama era muçulmano - rumor que seus assessores tiveram dificuldade para desmentir.
A acusação contra Hillary no site provocou uma reação imediata dos assessores de Obama. ¿Divulgar essa foto é a estratégia mais vergonhosa e alarmista que já vi¿, disse David Plouffe, diretor de campanha do democrata, referindo-se à rival. Susan Rice, conselheira do candidato, disse que o envio da imagem pelos marqueteiros de Hillary era um divisor de águas e uma sugestão de que, para eles, ¿os costumes de outras partes do mundo eram dignos de ridicularização¿.
Assessores de Hillary reagiram, dizendo que a acusação era ¿uma tentativa óbvia de distrair a atenção de assuntos importantes¿. ¿Se a campanha de Obama sugere que uma foto dele com trajes tradicionais é um divisor de águas, eles é que deveriam se envergonhar¿, disse Maggie Williams, diretora da campanha de Hillary.
O jogo sujo na disputa democrata intensificou-se no sábado, quando Hillary acusou o rival de, deliberadamente, divulgar uma interpretação errada de sua posição sobre o sistema de saúde dos EUA. ¿Você deveria envergonhar-se, Barack Obama¿, disse a senadora, com o dedo em riste, em comício em Ohio.
Links Patrocinados