Título: Rice visitará Brasil para tratar de temas regionais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2008, Internacional, p. A14

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, visitará o Brasil e o Chile na próxima semana para tratar de vários temas bilaterais e regionais e, de acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey, deve abordar também a crise que envolve a Colômbia, por um lado, e Equador e Venezuela, por outro. ¿O Brasil exerce, obviamente, um papel muito importante, não apenas na região, mas também global¿, disse Casey.

Condoleezza pediu ontem, em Bruxelas, uma ¿solução diplomática¿ para o conflito. Segundo ela, a crise mostrou que ¿todo o mundo deve estar vigilante sobre a utilização das regiões fronteiriças por parte de organizações terroristas como as Farc¿.

¿As Farc são uma organização terrorista e ninguém deveria manter laços com ela¿, disse, referindo-se a Equador e Venezuela, que mantiveram contatos com a guerrilha para obter a libertação de reféns e são acusados pela Colômbia de estar ligados ao grupo.

Os EUA também se mostraram satisfeitos com a resolução da OEA, dizendo que ela ajudou a reduzir a tensão entre Colômbia e Equador. AP E AFP