Título: Senador critica omissão da diplomacia brasileira
Autor: Costa, Rosa ; Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2008, Cidaes, p. C6

Heráclito Fortes condena `silêncio¿ do Consulado brasileiro em Madri; para ministra Marta Suplicy, o desrespeito aos brasileiros é ¿inaceitável¿

Rosa Costa e João Domingos

A retenção de brasileiros por autoridades espanholas no Aeroporto de Madri repercutiu negativamente no Congresso Nacional e na cúpula do governo federal. Da tribuna, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), Heráclito Fortes (DEM-PI), criticou ontem o ¿silêncio¿ do Consulado brasileiro em Madri e a ¿pouca ação¿ da Embaixada do Brasil com relação aos estudantes brasileiros barrados na Espanha. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, contatou o ministro espanhol da Indústria, Comércio e Turismo, Joan Clos, para reclamar do tratamento dado aos brasileiros.

Heráclito disse que a queixa sobre a ineficiência é ¿generalizada¿ quanto à falta de apoio aos que, mesmo em condições legais, são impedidos de entrar na Espanha. Ele criticou a omissão do Itamaraty no fornecimento de informações sobre imigração a quem viaja ao exterior. ¿Para evitar dissabores, é preciso algumas cautelas com relação à documentação dos que deixam o Brasil sem atender a todas elas¿, alegou.

Providências, segundo Heráclito, serão tomadas na CRE. Na próxima semana, o embaixador espanhol Ricardo Peidró e a estudante da Universidade de São Paulo Patrícia Magalhães, barrada em Madri, irão à comissão, que debaterá o assunto.

TURISMO

Ao ministro espanhol Joan Clos, Marta disse que é ¿inaceitável¿ ver brasileiros serem tratados como cidadãos de segunda categoria, sendo ¿desrespeitados¿ em aeroportos. Para ela, o clima de mal-estar entre os dois países por causa das constantes detenções de brasileiros não condiz com o bom nível de entendimento entre as nações.

¿Temos o maior apreço pela Espanha e por seu povo. E também sabemos o quanto os espanhóis valorizam o Brasil e seu povo. A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil - contamos hoje com investimentos espanhóis da ordem de US$ 40 bilhões, aplicados principalmente nos setores financeiro, de telefonia e de turismo¿, disse Marta.

Em 2006, o número de visitantes espanhóis no Brasil aumentou 22%, alcançando 211.741 turistas. Os espanhóis ocupam o oitavo lugar no ranking de visitantes estrangeiros. ¿Tenho certeza de que o governo espanhol saberá reagir para que os lamentáveis episódios não se reproduzam¿, disse Marta. ¿Transmiti isso ao ministro espanhol.¿

Links Patrocinados