Título: Crescimento anual médio com Lula será de 3,8%
Autor: Komatsu, Alberto ; Farid, Jacqueline
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2008, Economia, p. B4
O crescimento médio da economia brasileira no governo Lula, entre 2003 e 2007, com base na estimativa feita ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ficará em 3,8% ao ano. Nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, a média foi de 2,3%. Nos últimos quatro anos, o País vem crescendo a uma taxa anual de 4,5%.
Para o economista da MB Associados Sergio Vale, medidas de estímulo ao crédito e à construção civil foram importantes para o crescimento, mas ele também é fruto de políticas iniciadas nas últimas duas décadas. ¿O crescimento é um processo, não algo que foi apenas criado agora.¿ Ele afirmou que o País foi favorecido pelo aquecimento internacional desde 2003, ¿que ajudou a manter uma balança comercial forte, ajudando a dar solidez ao setor externo¿.
Segundo o economista, que calculou as médias de crescimento a pedido do ¿Estado¿, as reformas da década passada geraram efeitos positivos. ¿Não à toa os serviços foram os setores que tiveram maior revisão no PIB¿, disse, referindo-se às privatizações, principalmente, na telefonia e no setor financeiro.
Links Patrocinados