Título: Indicado de Sarney vai comandar Eletrobrás
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2008, Nacional, p. A7

O comando da Eletrobrás vai ficar com o ex-presidente da Eletronorte José Muniz Lopes. A escolha significa uma vitória do senador José Sarney (PMDB-AP), que disputava a indicação com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ontem, Muniz foi eleito membro do Conselho Administrativo da Eletrobrás. O colegiado elege o presidente da estatal, que precisa obrigatoriamente ser um membro.

Cabe ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, aliado de Sarney, propor nomes para a diretoria ao conselho, do qual fazem parte o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, indicado por Dilma. Fechado o acordo entre o PMDB de Lobão e Sarney e o PT da ministra, a nova diretoria será eleita amanhã. Com isto, o governo pacifica o PMDB, que também emplacou sua indicação para a Diretoria Internacional da Petrobrás.

Muniz tem só mais um obstáculo para comandar a Eletrobrás: o Tribunal de Contas da União (TCU) julga hoje um recurso contra sua gestão na Eletronorte. Mas ele tem o voto favorável do relator, Augusto Nardes.

A cúpula do PMDB considerava a escolha de Muniz essencial para pôr fim à tensão no relacionamento com o Planalto e o PT. A direção do partido estava irritada com a resistência de Dilma em abrir mão do comando da estatal, a despeito de Sarney e Lobão terem indicado um técnico experiente para o cargo.