Título: Nossa meta é alcançar o Google, diz Microsoft
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2008, Negócios, p. B21

Steve Ballmer, presidente da Microsoft, diz que ganhará mercado do Google na publicidade online, mesmo que seja ¿a última coisa¿ que faça no grupo

O presidente-executivo da Microsoft, Steven Ballmer, prometeu que sua empresa ganharia mercado diante do Google na publicidade online e nas buscas na web, mesmo que isso seja ¿a última coisa que ele faça¿ no comando do grupo.

Falando na conferência de tecnologia online MIX08 da Microsoft, em Las Vegas, Ballmer reiterou suas justificativas para a oferta não solicitada, no valor de US$ 41,2 bilhões, que sua empresa apresentou pelo Yahoo, afirmando que a transação poderia acelerar seus esforços para montar uma forte concorrência ao Google.

¿Pode ser que seja a última coisa que eu faça na Microsoft, mas chegaremos lá, e vamos trabalhar sempre para ganhar mercado¿, disse Ballmer durante uma animada conversa com Guy Kawasaki, um executivo de investimentos em empresas, que foi um dos primeiros funcionários da Apple .

¿No mercado online é só Google, Google, Google, mas estamos no jogo. Somos aquele cara pequeno mas persistente que ganha vindo de trás¿, brincou Ballmer, cuja empresa é a maior produtora de software do mundo.

Na longa conversa com Kawasaki, o executivo rebateu críticas ao Windows Vista, deu alguma sutis indiretas contra a Apple e até reproduziu uma infame dança que lhe valeu notoriedade no mundo do vídeo online e lhe garantiu o nada lisonjeiro apelido de ¿Monkey Boy¿ em certos círculos da internet.

Mas não disse muito sobre a oferta da empresa pelo Yahoo. A Microsoft propôs adquirir o Yahoo por US$ 31 por ação, em dinheiro e ações. O conselho do Yahoo rejeitou a oferta, dizendo que ela subestimava o valor da empresa.

¿Fizemos a oferta, e ela está lá, cara¿, disse. Originalmente, a proposta valia US$ 44,6 bilhões, mas a queda das ações da Microsoft resultou em queda no valor.

Ballmer afirmou que, caso a transação seja concretizada, as duas empresas terão de reduzir as áreas em que existe sobreposição.

¿Não deveríamos ter tudo duplicado. Não faria sentido ter dois serviços de busca, dois serviços de publicidade, dois serviços de e-mail; é algo que teremos de resolver.¿

APPLE

A MIX é um evento da Microsoft para apresentar seus últimos lançamentos para a internet. A conversa ocorreu em tom relaxado, apesar das perguntas difíceis feitas por Kawasaki, incluindo uma referência a uma acusação de ter arremessado uma cadeira no meio de uma sala depois de saber que um funcionário estava trocando a Microsoft pelo Google.

Durante a conversa, Ballmer elogiou a Apple, por sua decisão de facilitar o acesso de desenvolvedores de software ao iPhone, e ironizou o Macbook Air - o superfino laptop recém-lançado pela Apple. ¿Essa coisa é mais pesada que o Toshiba que eu uso¿, disse Ballmer.AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Links Patrocinados