Título: Farc pagariam milhões por urânio, diz vice colombiano
Autor: Andrei Netto
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2008, Internacional, p. A13
O vice-presidente da Colômbia, Francisco dos Santos Calderón, pediu que a América Latina evite que as que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenham acesso a material radioativo. Em entrevista ao Estado, Santos afirmou que Bogotá pedirá a ajuda dos EUA para fazer avançar as investigações sobre a informação de que as Farc tentaram comprar 50 quilos de urânio. ¿Vamos contar com a colaboração do FBI para saber mais detalhes do plano¿, disse. Santos vem se reunindo com ministros de todo o mundo nos últimos dois dias na ONU para tentar explicar a posição colombiana e evitar um isolamento.
Segundo ele, as informações estavam nos computadores das Farc, em cartas entre chefes guerrilheiros e Raúl Reyes, morto no sábado, indicando que o grupo tinha dinheiro para comprar o urânio. ¿A idéia de ter um grupo terrorista com material radioativo é para deixar qualquer um preocupado¿, afirmou Santos. ¿Não podemos mais tratá-los com simplicidade¿, disse.
¿Segundo a carta, as Farc estariam dispostas a pagar US$ 2,5 milhões por quilo de urânio que certamente viria do mercado negro¿, afirmou.
DENÚNCIA
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, anunciou ontem que denunciará o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao Tribunal Penal Internacional ¿por patrocinar o terrorismo e financiar genocidas¿. Caracas considerou a ameaça ¿risível¿.