Título: Na Austrália, taxa vai a 7,25%, nível mais alto em 12 anos
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2008, Economia, p. B4

A autoridade monetária da Austrália aumentou ontem a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 7,25% ao ano, nível mais alto dos últimos 12 anos. Os diretores do Banco Central do país disseram que a elevação tem como objetivo combater a crescente taxa de inflação.

A expectativa de analistas é de que o Índice de Preços ao Consumidor do país alcance 4%, na medição em 12 meses, no primeiro trimestre. No entanto, a meta de inflação prevê que o indicador deve ficar entre 2% e 3% ao ano.

Ao elevar o juro básico, o BC australiano vai na contramão das autoridades monetárias de vários países desenvolvidos, que, nos últimos meses, reduziram o custo do dinheiro para estimular suas economias, em meio à crise imobiliária nos Estados Unidos.

Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália cresce de forma sustentada graças à crescente demanda mundial de suas matérias-primas, sobretudo da China e da Índia .

O governador do Banco Central, Glenn Stevens, assegurou que o aumento dos preços continuará sendo uma ameaça neste ano, apesar dos sintomas de um reaquecimento da economia mundial e da recente instabilidade nos mercados financeiros.

¿Há uma evidência temporária de que haverá alguma moderação na demanda por residências, com o sentimento dos consumidores e dos homens de negócios em queda. Mas a extensão dessa moderação ainda é desconhecida¿, disse. AGÊNCIAS INTERNACIONAIS