Título: Celulares que recebem sinal da TV digital chegam ao mercado
Autor: Porto, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2008, Negócios, p. B19

Aparelho da Samsung foi apresentado ontem ao presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem, na unidade da Samsung em Campinas (SP), o primeiro aparelho celular capaz de captar o sinal de TV digital aberta no Brasil. O telefone foi desenvolvido pelo centro de pesquisa e desenvolvimento da multinacional sul-coreana na cidade, e deve chegar às lojas nas próximas semanas, com o sinal da operadora Vivo.

A Samsung não informou quanto foi investido no desenvolvimento do aparelho. O equipamento V820L tem display colorido, câmera fotográfica com resolução de 2 megapixels, antena retrátil para TV digital e é compatível com redes móveis de terceira geração (3G).

No final deste mês, a Semp Toshiba também deve lançar seu celular com acesso à TV digital. O modelo terá tela sensível ao toque, reconhecimento de escrita, câmera de 2 megapixels e tocador de música digital. Assim como o aparelho da Samsung, também será vendido nas lojas da Vivo na Grande São Paulo - onde o sinal aberto digital está sendo propagado desde o último 2 de dezembro. A operadora, no entanto, não divulgou os preços dos aparelhos.

Os celulares permitem o acesso gratuito à programação normal das emissoras de televisão, onde houver o sinal digital - ou seja, por enquanto, apenas em São Paulo. A Rede Globo, SBT, RedeTV, MTV, Record, Bandeirantes e Gazeta transmitem os sinais para celulares. Mas as imagens não são de alta definição, como nos televisores. No celular, a imagem é compactada e, por isso, perde um pouco a qualidade.

Um dos principais argumentos para a escolha do padrão japonês ISDB-T para o Brasil foi exatamente a mobilidade. Ele era o único dos três sistemas internacionais avaliados - os outros eram o padrão europeu e o americano - que permitia a transmissão do sinal para celulares no mesmo canal usado para o sinal recebido pelos televisores. A tecnologia americana ATSC não previa a transmissão para celulares, e a européia DVB-T exigia que o sinal fosse transmitido num canal diferente de televisão.

O sinal para celulares começou a ser transmitido na estréia da TV aberta digital, em dezembro. Não havia no mercado, no entanto, aparelhos celulares que conseguissem captar o sinal. Os aparelhos japoneses, por exemplo, não funcionavam na rede de telefonia celular brasileira. Os modelos anunciados pela Samsung e pela Semp Toshiba precisaram ser adaptados às características do sistema adotado no País.

EVENTOS

O presidente Lula participou de uma série de eventos em Campinas, que incluíram a inauguração da sede dos centros de Monitoramento por Satélite da Embrapa e de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes. COLABOROU MICHELLY TEIXEIRA