Título: Serra acha que DEM e PSDB terão candidatos
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2008, Nacional, p. A6

O governador José Serra (PSDB) admitiu ontem pela primeira vez que o PSDB e o DEM devem lançar candidatos próprios à Prefeitura de São Paulo. Serra disse, sem rodeios, que ¿tudo indica¿ que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) disputarão separadamente a eleição municipal.

¿Acho que o Alckmin vai ser candidato e o Kassab também vai ser candidato¿, afirmou, em entrevista à Rádio Bandeirantes, pela manhã. ¿É uma aliança que deu certo na prefeitura e no governo (estadual), mas na capital tudo indica que vai se sair separado¿, completou.

O discurso, bem diferente das declarações dadas até então, indica um esgotamento das negociações entre tucanos e integrantes do DEM para manutenção da aliança. Até a semana passada, Serra se esforçava em transmitir otimismo ao comentar um entendimento entre os dois.

Ontem, o governador, maior entusiasta de um acordo entre PSDB e DEM, mostrou o contrário. Uma aliança, segundo ele, será possível só no segundo turno. ¿Vamos somar forças depois no segundo turno.¿

Serra também enterrou qualquer chance de uma composição em que o prefeito pudesse ser o vice de Alckmin numa dobradinha PSDB-DEM. ¿Legalmente, o Kassab não poderia ser o vice, porque, pela legislação, se você é prefeito, governador ou presidente, só pode ir para a reeleição no cargo em que está e não para outro cargo.¿