Título: Gabeira quer Rio crescendo de forma capitalista
Autor: Tosta, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2008, Nacional, p. A6

Com sua pré-candidatura a prefeito oficializada ontem pela Frente Carioca, formada por PV, PSDB e PPS, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) lançou-se oficialmente na disputa com um discurso de campanha bem diferente do que adotava em 1986, quando se apresentou como candidato alternativo na disputa ao governo do Estado. ¿Vamos desenvolver o Rio de uma forma capitalista¿, afirmou ontem, em entrevista ao lado do ex-governador Marcello Alencar (PSDB), um dos articuladores do lançamento de seu nome.

¿Estamos fazendo um acordo com os capitalistas nacionais e internacionais para desenvolver o Rio de Janeiro¿, ressaltou Gabeira, que ao longo de meio século de militância passou pela esquerda do PTB pré-64, pela Dissidência Comunista da Guanabara (mais tarde, MR-8), pelo PT e fundou o PV. ¿Exigimos aquilo que o capitalismo mais avançado exige, que é o respeito ao meio ambiente e às condições de trabalho. Se houver uma proposta que faça crescer o Rio de outra maneira, vamos considerar.¿

O deputado verde também se mostrou aberto a todos os partidos e fez um discurso de ¿salvação¿ da cidade. Prometeu ainda a relação ¿mais harmônica possível¿ com os governos federal e estadual. ¿Não tem sentido num momento desses nos preocuparmos com divergências pessoais ou qualquer coisa do tipo.¿

Gabeira defendeu também a renegociação da dívida da Prefeitura do Rio com a União, para que a cidade volte a pagar 6% de juros anuais, em lugar dos atuais 9%.