Título: Vice poderá ser primeiro governador cego no país
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2008, Internacional, p. A11

Caso a renúncia do governador de Nova York, Eliot Spitzer, se confirme, seu sucessor não será apenas o primeiro governador negro do Estado e o quarto em todo o país. O vice de Spitzer, David Paterson, será também o primeiro governador cego e o primeiro de NY com algum tipo de deficiência desde Franklin D. Roosevelt (1929-1932), que perdeu a mobilidade nas pernas por causa da poliomielite. Roosevelt chegaria depois à Casa Branca.

Paterson contraiu uma infecção quando era criança e, três meses depois, ficou totalmente cego do olho esquerdo e com a visão prejudicada no direito. Antes de ser eleito vice-governador, em 2006, Paterson ocupava havia 11 anos o cargo de senador por Nova York, defendendo os interesses dos deficientes físicos. Em 2002, ele foi eleito líder da minoria democrata no Senado.

Apesar da deficiência visual, ele caminha há 22 anos pelos corredores do Capitólio sem ajuda, reconhece pessoas que estão conversando a poucos metros e memoriza discursos inteiros. O político também já jogou basquete e correu uma maratona. Formado em Direito pela Universidade Harvard, Paterson apóia a senadora Hillary Clinton e era visto como o principal candidato para sucedê-la, caso ela seja eleita presidente em novembro. AP E NYT