Título: Produção de bens de capital pisa no freio em janeiro
Autor: Farid, Jaqueline ; Tereza, Irany
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2008, Economia, p. B3

Importação desses bens cresceu 57% no mês e pode explicar o resultado, que reduzirá expansão anual

Jaqueline Farid e Irany Tereza

A disparada do ano passado na produção de bens de capital, um dos motores do crescimento de 6% da indústria em 2007, sofreu uma meia trava no início de 2008. Apesar de ter crescido 14,7% na comparação com janeiro do ano passado, permaneceu estável em relação a dezembro. A explicação mais plausível é de que a indústria de bens de capital tenha sentido a concorrência dos importados.

Sílvio Sales, coordenador de Indústria do IBGE, chama a atenção para o fato de a importação desses bens ter apresentado alta de 57% em janeiro.

Já o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), considera que o resultado não é bom, mas ressalta que a tese de substituição por importados ainda é uma especulação. ¿Descontados os fatores sazonais, a evolução em relação a dezembro foi zero. Ou seja, houve uma parada no crescimento, embora o setor de bens de capital ainda apresente um desempenho muito bom. Teremos de esperar pelo fechamento do primeiro trimestre para ter uma noção mais definitiva do que está ocorrendo. A julgar apenas pelo resultado do início do ano, é possível que a produção de bens de capital não consiga repetir em 2008 o crescimento de quase 20% do ano passado.¿

Segundo ele, o barateamento de custos, alcançado à custa de um câmbio mais favorável e também por eventuais financiamentos melhores no exterior, pode ter levado a indústria nacional a buscar lá fora o maquinário necessário à sua renovação. O setor de bens de capital normalmente sinaliza investimentos futuros, pois abastece de equipamentos a própria indústria. Em relatório distribuído ontem, o Iedi destaca que o índice de janeiro ¿foi inferior ao de dezembro, 19,9%, que, por seu turno, foi menor do que a taxa de novembro, 24%¿.

De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, em janeiro a importação de bens de capital cresceu 56,9% em relação a janeiro de 2007; em fevereiro, o aumento foi um pouco maior: 58,1%.

BENS DE CONSUMO

O IBGE constatou crescimento expressivo na produção de bens de consumo duráveis, com 5,4% ante dezembro e 15,7% ante janeiro de 2007. Entre os segmentos que compõem a categoria, os automóveis tiveram aumento de 22% em janeiro, ante igual mês do ano passado. Houve expansão forte também na produção de celulares (25,2%) que, no entanto, têm peso menor no cálculo do resultado final.

Links Patrocinados