Título: Venda da indústria tem maior alta desde agosto de 2004
Autor: Brandão Junior, Nilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2008, Economia, p. B13

Para a CNI, setor começa ano com trajetória mais favorável que em 2007

O faturamento da indústria de transformação - que reflete as vendas reais - cresceu 10,5% em janeiro ante o mesmo mês de 2007. É a maior taxa de expansão na comparação com o mesmo período mensal do ano anterior desde agosto de 2004. O conjunto dos indicadores industriais de janeiro, divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também é o melhor para meses de janeiro nos últimos três anos.

Para o economista da entidade Paulo Mol, a indústria começa o ano com uma trajetória bem mais favorável que em 2006 e 2007. O economista-chefe da CNI, Flávio Castelo Branco, alertou que os indicadores de fevereiro podem ser ¿um pouco menos intensos¿ que os de janeiro. Segundo ele, os dados de janeiro estão influenciados pela recomposição dos estoques do comércio, que estavam baixos em razão das vendas de fim de ano. ¿Fevereiro pode ser um pouco menos intenso, mas isso não significará um retrocesso.¿

Mesmo com o ritmo forte de atividade, o uso da capacidade instalada se estabilizou nos últimos cinco meses, embora as horas trabalhadas, que medem a produção, continuem em expansão. Isso significa que existe ampliação do parque fabril por meio de investimentos, e o aumento da demanda interna não deve provocar pressão inflacionária, observa a CNI. A utilização da capacidade instalada se manteve no mesmo nível de dezembro: 83,1%, descontados os efeitos sazonais. O resultado, no entanto, é 1,8% maior que o de janeiro de 2007.

Segundo a CNI , o faturamento real da indústria cresceu 0,8% em janeiro na comparação com dezembro de 2007, sem os efeitos sazonais. O indicador acumula seis meses consecutivos de expansão, com alta de 5%. As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,7% em relação a dezembro e 7% em relação a janeiro de 2007. O emprego industrial teve alta de 0,8% ante dezembro e de 5,2% na comparação com janeiro do ano passado. O número de postos de trabalho vem se expandindo há mais de dois anos. A massa salarial foi ampliada em 7,5% em relação a janeiro de 2007.

A alta do faturamento foi puxada pelo setor automotivo, que respondeu por um terço da expansão de janeiro. Os setores de alimentos e bebidas e máquinas e equipamentos vêm na seqüência como os que mais contribuíram para o aumento da receita da indústria de transformação. Juntos, os três responderam por 66% do aumento de horas trabalhadas na produção e por 65% da expansão do emprego.

O setor de veículos automotores foi o que teve o maior crescimento na utilização da capacidade instalada na comparação com janeiro de 2007. A alta foi de 9,4 pontos porcentuais.

Mol acredita que o uso da capacidade deve continuar em nível alto, mas não acredita em mais elevação. ¿A tendência é que a utilização da capacidade instalada se mantenha estável ou um pouco declinante, dependendo do ritmo do crescimento econômico.¿