Título: Tip Top vai abrir lojas próprias
Autor: Cançado, Patrícia
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2008, Negócios, p. B17
Plano da fábrica de roupas infantis é ter 100 unidades A Tip Top vai alçar novos vôos. Uma das maiores fabricantes de roupas para bebês do País vai estrear no varejo neste mês. A primeira loja será aberta no Shopping Bourbon, que será inaugurado em breve em São Paulo. A iniciativa faz parte de um projeto ambicioso, que prevê a criação de uma rede com 100 lojas em cinco anos. A maioria delas será operada por meio de franquias.
A marca é distribuída hoje em cerca de 8 mil pontos-de-venda no Brasil e no exterior - desde pequenos varejos de bairro e do interior até grandes cadeias, como Renner e Carrefour. Uma pequena parte da produção também é exportada para redes como a espanhola El Corte Inglés e a chilena Falabella.
O objetivo da entrada no varejo é reforçar a marca, hoje adormecida nas prateleiras e araras de lojas multimarcas, e conquistar o cliente freqüentador de shopping centers, onde a Tip Top não é vendida. ¿Quase todas as lojas de shopping são monomarcas. É também uma oportunidade de vender toda a linha de produtos. Nas lojas multimarcas, as opções são restritas¿, explica o presidente da Tip Top, David Bobrow. ¿Não vamos concorrer diretamente com marcas como Tyrol ou Green. Nosso público é das classes B e C. E nossa roupa é básica, para ser usada todo os dias.¿
O principal negócio continuará sendo a fábrica. Quando as 100 lojas estiverem abertas, apenas 10% da produção atual irá para a rede de varejo. A Tip Top produz 2,2 milhões de peças por ano em três unidades - duas em Mato Grosso do Sul e uma em São Paulo. No ano passado, ela cresceu 12%. Atualmente é maior que a empresa-mãe, a TDB, tecelagem criada em 1936 pelo avô de Bobrow e que adquiriu a Tip Top no fim dos anos 80.
CONCORRÊNCIA
A PUC, grife infantil do grupo Hering, será um dos prováveis concorrentes da Tip Top nos shopping centers. Em 2008, ela deve abrir 17 lojas, sendo quatro próprias. Embora seja mais conhecida como uma marca voltada para crianças acima de quatro anos, a PUC passou a apostar mais em roupas para bebês.
¿O segmento está em expansão e representa entre 10% e 20% do faturamento das lojas. Esse número varia dependendo da localização da loja¿, diz a diretora de marketing da PUC, Karin Hering. ¿Apostamos muito nos bebês porque eles acabam se tornando clientes da marca por muitos anos, até atingirem a adolescência.¿ A rede PUC tem 44 lojas. Em 2007, as vendas cresceram 23,9%. Nas mesmas lojas, o avanço foi de 18%.