Título: 'O jornal é a âncora do mundo', diz pesquisadora
Autor: Ribeiro, Marili
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2008, Negócios, p. B15

Para investigar a imagem dos jornais junto aos leitores, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) encomendou à empresa de pesquisas Ipsos Marplan um estudo qualitativo sobre o meio, realizado em julho, com participantes de ambos os sexos e idades entre 18 e 50 anos.

As declarações do levantamento surpreenderam a diretora de Mídia Custom do Ipsos-Marplan, Cinthia D¿Auria, pelo grau de prestígio e credibilidade atribuído aos veículos impressos. Ao apresentar as conclusões para uma platéia lotada, ela repetiu um dos depoimentos com ênfase: ¿O jornal é a âncora do mundo¿. O resultado da pesquisa soou como música aos empresários e executivos presentes ao 7.º Congresso Brasileiro de Jornais.

Cinthia relacionou as características dos jornais percebidas pelos leitores como fatores relevantes para suas rotinas. Os jornais mantêm uma tradição que pode ser passada de geração a geração; trazem para o dia-a-dia opiniões de profissionais reconhecidos, o que ajuda na reflexão e tomada de decisões; e são abrangentes, profundos e não superficiais, como interpretam a leitura de notícias no meio digital.

¿A internet tem uma função de síntese, enquanto a do jornal impresso é vista como analítica¿, afirmou Cinthia. Há ainda uma visão de que o jornal requer profissionais mais qualificados do que a internet, o que dá segurança para o leitor. Por tudo isso, a executiva da Ipsos concluiu que o jornal não morre, mas se transforma. Para as leitores jovens, o meio pode ter outra perspectiva: ¿A nova geração não processa informação e o jornal terá que ajudar nisso¿

Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS e ex-presidente da ANJ, disse que a pesquisa reforça a tese de que o jornal é um veículo de alta credibilidade no Brasil. ¿Essa constatação ganha relevância para nosso negócios ao vermos que esse atributo é transferido para os anunciantes¿, disse.