Título: IBGE testa questionário para o Censo 2010
Autor: Cimieri, Fabiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/08/2008, Vida, p. A31

15 cidades foram escolhidas; apenas uma é paulista

Fabiana Cimieri

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo, a partir do dia 15, para testar em 15 cidades o modelo preliminar de questionário para o Censo 2010. Em São Paulo, o único município escolhido é Mogi das Cruzes.

Na primeira versão do formulário foram incluídas sete novas questões. Em relação ao Censo 2000, ficará de fora apenas a questão sobre a posse de videocassete, agora considerado obsoleto.

Uma das possibilidades é a de que o questionário tenha uma versão eletrônica parecida com a do imposto de renda, para que possa ser respondido com mais tempo.

Entre as perguntas que podem ser incluídas, estão as relacionadas à emigração internacional, ou seja, brasileiros que moram fora do País.

O IBGE também quer mais detalhes sobre os filhos de casais diferentes e que moram na mesma casa.

Nesse projeto-piloto, o IBGE pretende mensurar o tempo médio gasto pelo chefe de domicílio para responder ao questionário. Um formulário, com cerca de 10 perguntas, será aplicado em todos os 50 milhões de domicílios que serão visitados, em todo o território nacional. Em 10% deles, o instituto aplica também um formulário mais detalhado, que aprofunda questões socioeconômicas, culturais e educacionais.

CUSTO MAIOR

As novas perguntas estão incluídas nesse questionário da amostra. No outro, há apenas dados mais básicos, como sexo, idade e analfabetismo.

Segundo o IBGE, cada questão incluída implica a necessidade de mais recursos.

No questionário mais abrangente, o IBGE vai contabilizar o número de casais homossexuais. Essa informação foi coletada pela primeira vez na Contagem da População de 2007, mas a pesquisa só foi realizada nas cidades com menos de 170 mil habitantes, o que exclui quase todas as capitais e principais regiões metropolitanas.

Depois de definido o questionário, no ano que vem, será feito um minicenso experimental. Em 2002, dois municípios serviram de teste. No Censo 2010, esse número deve aumentar.