Título: 'É fácil criar miséria do petróleo'
Autor: Gobetti, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2008, Economia, p. B8

Ex-ministro venezuelano defende modelos escandinavos

Célia Froufe

A administração dos recursos extraordinários provenientes da exploração de petróleo na camada de pré-sal da Bacia de Santos merece uma atenção especial do governo, na avaliação do diretor do Centro de Desenvolvimento Internacional da Kennedy School of Government, da Universidade Harvard, Ricardo Hausmann. ¿Sou venezuelano e posso falar como destruir um país que tem petróleo¿, ironizou ele, que já foi ministro da Fazenda daquele país, arrancando gargalhadas da platéia. ¿Quando estava no governo, criei um fundo de estabilização do petróleo, que acabou sendo copiado e usado apenas pela Colômbia.¿

Para Hausmann, mais do que debater como os recursos devem ser gastos, o mais importante agora é discutir de onde surgirão os recursos necessários para a exploração dessa bacia. ¿Isso levará anos de investimentos e bilhões e bilhões de dólares... Esse é um dinheiro que vocês não têm, então isso me deixa preocupado¿, disse, acrescentando que há um limite de utilização de poupança externa. Além disso, os cálculos que estão sendo feitos agora levam em consideração recursos que só serão obtidos em 2015, um período muito distante.

Para o diretor, o Brasil deveria ¿copiar¿ dois modelos estrangeiros nesta área do petróleo. No segmento produtivo, de acordo com ele, o Brasil deveria imitar a Finlândia. ¿Aquele país exportava madeira, depois passou a fazer máquina para cortar madeira e desenvolveu tanto essa indústria que acabou chegando na Nokia¿, disse, referindo-se à empresa produtora de aparelhos celulares.

Hausmann defende que o Brasil busque tecnologia para extrair o petróleo de águas profundas, mas que acabe usando esse conhecimento para outras áreas.

Na questão de administração dos recursos, o diretor defende a utilização do modelo norueguês. ¿O petróleo é dos brasileiros, mas para quê? Para aposentadoria, como fizeram na Noruega¿, disse. Ele chamou a atenção para o fato de que o petróleo é uma commodity extremamente volátil. ¿É fácil criar miséria com o petróleo.¿