Título: Campanha dá prioridade a tema econômico
Autor: Sant¿Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2008, Internacional, p. A14

Candidato tentará atrair brancos de classe média, grande parte dos indecisos

Patrícia Campos Mello

De olho no americano que perdeu o emprego, não consegue encher o tanque e está sem plano de saúde, os democratas afiaram sua mensagem econômica, inaugurando um populismo repaginado. Na noite de terça-feira, dedicada aos planos de Barack Obama para resolver a crise econômica dos EUA, o governador de Montana, Brian Schweitzer, sintetizou: ¿Os `petroditadores¿ nunca vão ser donos do vento, da luz e do sol americano e nós não devemos ficar escravos de seus barris de petróleo nunca mais¿, disse Schweitzer. ¿Precisamos acabar com o vício em petróleo estrangeiro. Precisamos de um novo sistema de energia limpo, verde e americano.¿

Os democratas centraram todas as suas armas na energia alternativa para tirar a economia da crise. O time de Obama se afasta do centrismo de Bill Clinton e deixa temas como equilíbrio do orçamento e livre comércio de escanteio. Reduzir a desigualdade e estimular a economia, ajudando a classe média, são os objetivos. Para isso, convocaram o esquadrão dos ¿Estados decisivos¿ para mostrar como uma presidência Obama vai resolver as agruras econômicas da classe média.

Ted Strickland, governador de Ohio, e Ed Rendell, governador da Pensilvânia, falaram sobre a economia, colocando em foco os Estados que Obama precisa conquistar em novembro. É neles que estão os brancos de classe trabalhadora que vêem o candidato como um ¿fresco que estudou em Harvard¿. Afinar a mensagem econômica é essencial. Segundo pesquisa do Wall Street Journal, 45% dos eleitores acham que a economia é a questão mais importante, e 30%, a guerra no Iraque.

¿Precisamos reforçar nossa mensagem de populismo econômico, é o único jeito de conquistar os indecisos¿, disse ao Estado Roger Hickey, co-diretor da Campanha para o Futuro da América, entidade que reúne a ala mais à esquerda do partido. Grande parte dos democratas indecisos é formada por brancos de classe média baixa, que respondem bem à mensagem populista econômica.

Um dos modos de fazer isso é ressaltar as diferenças entre as políticas econômicas do candidato republicano, John McCain, e Obama - ou retratar McCain como um milionário alienado. ¿Após oito anos de Casa Branca servindo aos interesses dos petroleiros, McCain oferece mais do mesmo. Em uma época de alta nos combustíveis, McCain votou 25 vezes contra a energia renovável¿, disse Schweitzer.

Em seu discurso de hoje, Obama ressaltará a batalha da classe média. ¿A coisa mais importante que preciso esclarecer é a escolha que temos em novembro entre a mesma política falida dos últimos oito anos ou uma nova agenda para melhorar a renda das famílias americanas e ajudar a classe média que está sofrendo¿, disse Obama ao Wall Street Journal.