Título: Senador buscará nova aproximação com a América Latina, diz assessor
Autor: Sant¿Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2008, Internacional, p. A14

O candidato democrata, Barack Obama, pretende criar um fórum mundial de energia, que teria a participação de Brasil, México, dos países do G-8 e de três outras nações, segundo informou Dan Restrepo, assessor do senador para a América Latina. Ele, no entanto, esclareceu que Obama não tem uma posição formada sobre o aumento da participação do Brasil em outras entidades internacionais, seja no G-8 ou como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. ¿Obama está comprometido com a modernização das instituições multilaterais, mas não apóia a inclusão de um ou outro país nessas organizações.¿

Ele fez questão de ressaltar que o candidato encara o etanol brasileiro como um exemplo de segurança energética, mas voltou a dizer que o senador é a favor da tarifa de importação sobre esse combustível.

O embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, entregou ontem a Restrepo uma carta dos embaixadores do Mercosul endereçada a Obama. O mesmo texto foi enviado a Randy Scheunemann, assessor de política externa do republicano John McCain.

Na carta, de três páginas e meia, os embaixadores fazem uma espécie de apresentação do Mercosul a Obama, com dados sobre os países e o comércio regional, e dizem-se dispostos a estreitar a relação com os EUA. A mensagem também é assinada pela Venezuela e menciona a ¿cláusula democrática¿ vigente no bloco. Restrepo disse que Obama ¿está preocupado com as atitudes antidemocráticas¿ do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e quer mudar a política para a região para evitar sentimentos antiamericanos e regimes não democráticos.

Para Restrepo, um eventual governo Obama voltaria a estabelecer o cargo de enviado especial para as Américas, extinto no governo de George W. Bush. O assessor foi pressionado por jornalistas latino-americanos, que o questionaram sobre as razões de Obama nunca ter pisado no continente.

¿Essa é a pergunta errada. Ele nunca foi para a América Latina, mas vale dizer que o presidente americano que passou mais tempo na região foi George W. Bush. Oportunidades para fotografias e promessas vazias não ajudam. Obama irá visitar a região o mais rápido possível¿, afirmou Restrepo.