Título: Candidato pede que dívida seja revista
Autor: Leal, Luciana Nunes; Chiarini, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2008, Nacional, p. A10
Parlamentar defende bandeira da esquerda que internauta atacou
Alexandre Rodrigues, RIO
Identificado com um discurso ideológico de esquerda, Chico Alencar teve de explicar bandeiras controversas do PSOL aos que acompanharam a sabatina na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e aos internautas que enviaram perguntas pelo portal www.estadao.com.br, que transmitiu ao vivo a sabatina pela TV Estadão.
TV Estadão: Assista à íntegra da sabatina com Chico Alencar e às anteriores
Um internauta que se identificou apenas como Otávio quis saber como um prefeito poderá defender propostas como a reestatização da Vale do Rio Doce ou o não pagamento a credores do País. O candidato recusou o termo ¿calote¿, que chamou de pejorativo. Disse que a dívida brasileira foi ¿internalizada¿ e afirmou que o presidente Lula deveria liderar um movimento internacional de renegociação.
¿Isso está sim na linha do nosso partido¿, disse ele.
Sobre o desafio de conter o crescimento das favelas, Chico afirmou que só será possível, em quatro anos de governo, resolver dois terços do déficit de 100 mil moradias do Rio. ¿A única maneira de combater a moradia inadequada é ter um programa continuado de moradia popular¿, defendeu.
Aline Sá, estagiária de Jornalismo da ABI que estava na platéia, quis saber do candidato que políticas adotaria para gerar empregos e lidar com o comércio informal de rua. Chico lembrou que emprego e renda têm ligação com políticas nacionais, mas afirmou que pretende criar incentivos para pequenos negócios familiares e a prestação de serviços, que diz ser a vocação da cidade.
PRIORIDADES
Participação popular
Criação de conselhos comunitários em cada uma das 33 regiões administrativas da cidade
Áreas sociais
Dar atenção especial a políticas públicas de educação e saúde
Transparência
Facilitar o acesso da sociedade a todas as informações sobre gastos da prefeitura