Título: Crime já captura instituições no Rio, alerta Chico Alencar
Autor: Leal, Luciana Nunes; Chiarini, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2008, Nacional, p. A10
Em sabatina do `Estado¿, candidato do PSOL diz que mil candidatos são suspeitos na cidade
Luciana Nunes Leal e Adriana Chiarini, RIO
O candidato do PSOL a prefeito do Rio, deputado Chico Alencar, fez ontem um alerta contra a ¿criminalização da atividade política¿ e preferiu destacar mais pontos políticos, em vez de técnicos, em suas propostas, na sexta e penúltima sabatina do Grupo Estado com postulantes à prefeitura carioca. ¿A captura das instituições públicas pela criminalidade, pelo banditismo, está em curso. As milícias têm candidato¿, disse.
Ao pregar uma ampla renovação da Câmara Municipal, Chico Alencar lamentou a predominância de maus candidatos. ¿O Rio tem 1.246 candidatos a vereador, sendo 246 com espírito público. Cuidado com os outros mil, cuidado com o banditismo.¿
O parlamentar citou os deputados estaduais Álvaro Lins (PMDB), que teve o mandato cassado, e Natalino Guimarães (ex-DEM), ambos presos, como ¿símbolos desses podres poderes que estão atacando o Rio¿. Ele fez referência às dificuldades de alguns candidatos para circular nas favelas e disse não ter ¿entendido ainda¿ que papel terão as Forças Armadas, chamadas a atuar nas eleições do Rio. Ex-petista e agora no PSOL, prometeu um pente fino nas contas do prefeito Cesar Maia (DEM), com auditorias em algumas obras, como a Cidade da Música, e na dívida do município com a União, de R$ 8 bilhões. Questionado sobre a possibilidade de calote, Chico Alencar disse que o pagamento da dívida ¿vai depender da radiografia da situação.¿
O pedido de voto útil das forças de esquerda, feito pela candidata do PC do B, Jandira Feghali, foi atacada por Chico Alencar, que chamou a estratégia de Jandira de ¿arrogante e desrespeitosa¿. A ex-deputada perdeu 3 pontos porcentuais na última pesquisa do Ibope e está empatada tecnicamente com o candidato do PMDB, Eduardo Paes, em segundo lugar, atrás do senador Marcelo Crivella (PRB).
¿A Jandira devia falar com Crivella e Paes, que são aliados dela. Todos são lulodependentes, participam do governo federal, do governo estadual. Se pensa em chamar o PSOL, está batendo na porta errada. Vai lembrar que é esquerda só nessa hora?¿, questionou.
O deputado citou a atuação de Paes na CPI dos Correios, na qual fez várias denúncias contra o governo Lula, e agora se alia ao presidente.
MENSALÃO
Nos transportes, Chico Alencar prometeu novas licitações para linhas de ônibus. ¿A hegemonia e o lobby das empresas de ônibus são claríssimos, há fortíssimos indícios de mensalão na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa.¿
Chico Alencar anunciou a revisão do contrato de exclusividade com a Liga das Escolas de Samba (Liesa), instituição privada ligada ao jogo do bicho, para gestão do desfile das escolas de samba. Também falou em, se eleito, fazer o município reassumir diretamente a festa.
A série de sabatinas do Grupo Estado com candidatos à Prefeitura do Rio acaba hoje, com Jandira Feghali (PC do B). As sabatinas têm como mediador o diretor do Grupo Estado no Rio, Marcelo Beraba, e a participação dos jornalistas Irany Tereza e Wilson Tosta. Acontecem na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), das 11 horas às 13 horas, e têm transmissão pela internet, via TV Estadão.